Educação e democracia

complexos sociais de alienação fundamentais para a emancipação humana

Autores

  • Neusa Pereira Assis
  • Uyara de Salles Gomide
  • Hormindo Pereira de Souza Junior Faculdade de Educação - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.36339

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Alienação

Resumo

Este artigo objetiva discutir as particularidades e possíveis relações entre alienação e estranhamento na dinâmica da sociedade capitalista atual, enquanto complexos construídos historicamente e fundamentais para a compreensão dos processos que envolvem o campo da educação e da democracia. Tais questões inserem-se no caro debate sobre as limitações da democracia enquanto conteúdo e forma de governo, assim como sobre o processo de emancipação humana e da conquista da liberdade. Acredita-se que esse debate não pode prescindir da discussão sobre as condições materiais de formação do ser social e de seus mecanismos de produção e reprodução, o que implica, entre outros complexos, o da educação, escolhido por nós em virtude da sua potencialidade emancipadora do gênero humano. Neste sentido, tendo como referencial teórico centrais György Lukács e Karl Marx, partimos do tripé categorial analítico: alienação, estranhamento e educação, para se pensar questões relativas à democracia e a emancipação humana diante da sociedade capitalista na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Pereira Assis

Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestra em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Graduada em História pelo Centro Universitário de Sete Lagoas-UNIFEM.

Uyara de Salles Gomide

Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestra em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Hormindo Pereira de Souza Junior, Faculdade de Educação - UFMG

Professor Titular de Política e Gestão da Educação – Faculdade de Educação da UFMG. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Mestre em Educação pela UFMG (1996). Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.SP (2001). Pós-doutorado em Filosofia Política e Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014).

Referências

ENGELS Friedrich. Esboço para uma crítica da economia política e outros textos da juventude. Organização e texto de apresentação: José Paulo Netto. São Paulo: Boitempo, 2021. *(Vide material de divulgação e pré-venda)

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, v.4, p. 01-18, 1978.

___________. Socialismo e democratização: escritos políticos 1956-1971, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

___________. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos, São Paulo: Boitempo, 2004.

___________. Crítica da filosofia do direito de Hegel, São Paulo: Boitempo, 2010.

___________. Sobre a questão judaica, São Paulo: Boitempo, 2010b.

___________. O capital: crítica da economia política (Livro I), São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX K.; ENGELS, F. O manifesto comunista 150 anos depois, Rio de Janeiro: Contraponto, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx, São Paulo: Boitempo, 2006.

___________. A educação para além do capital, São Paulo: Boitempo, 2008.

RANIERI, J. J. Alienação e estranhamento em Marx: dos manuscritos econômico-filosóficos de 1844 à ideologia alemã. 2000. Tese (doutorado) apresentada à Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, São Paulo.

SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira de. Trabalho e Alienação: categorias ontológicas fundamentais para os processos de objetivação do humano. In: NETO, A. J. M.; SOUZA JUNIOR, H. P.; LIMA, P. L. O.; FRAGA, P. D (Orgs). Socialismo e Educação, Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

Publicado

2021-12-09