Formação docente em Serviço Social

pós-graduação e a experiência do estágio docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35268

Palavras-chave:

formação docente, serviço social, estágio docência

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a formação docente das/os assistentes sociais enfatizando a potencialidade do estágio docente. Para tanto, realiza levantamento através de pesquisa bibliográfica e documental de publicações nas revistas da área e do ensino para a docência nos programas de pós-graduação. Realiza ainda, retomada histórica sobre a institucionalização do estágio docência para então, apresentar a experiência do estágio nos anos 2019/2020 na UniXX. Aponta para a necessidade do aprofundamento do debate sobre a formação docente no Serviço Social brasileiro, bem como a realização de um alinhamento na regulamentação do estágio docência no país.

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Biografia do Autor

Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, UNIVERSIDADE FERDERAL DE SÃO PAULO

Graduada, mestra e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora associada da UNIFESP/BS no curso de Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais. Membra do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Ética, Trabalho e Formação da UNIFESP. Membra da coordenação do GTP de Ética, Direitos Humanos e Serviço Social da ABEPSS (gestões 2019-2020 e 2021-2022). Mãe desde 2017. Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136 - Vila Matias, Santos - SP 11015-020. E-mail: pcardoso@unifesp.br

Giovanna Canêo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente social formada na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP.  Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Membra da coordenação do grupo de estudos, pesquisa e extensão sociedade punitiva, justiça criminal e direitos humanos profa Andrea Almeida Torres (GEPEX - DH - ATT) – UNIFESP. Membra do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Ética, Trabalho e Formação da UNIFESP. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes, São Paulo - SP, 05014-901. E-mail: gicaneo80@gmail.com

Gabriela Alves dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Assistente Social na Prefeitura de Várzea Paulista (SP). Bacharela em Serviço Social pela UNIFESP (2018). Em andamento, especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membra do Grupo de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Ética, Trabalho e Formação da UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136 - Vila Matias, Santos - SP 11015-020. E-mail: gabs_alves@hotmail.com.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático

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