Contrarreforma da educação superior

aproximações ao balão de ensaio do período pandêmico

Autores

  • Eblin Farage UFF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35253

Palavras-chave:

contrarreformas; Universidade pública; ensino remoto emergencial; pandemia.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as transformações em curso na educação superior pública, considerando o projeto do capital para a educação em articulação com as contrarreformas em curso e as bases da extrema direita no Brasil. A partir de revisão bibliográfica e de breve análise sobre os documentos dos organismos internacionais para a educação, o projeto de reforma administrativa do governo federal (PEC 32/2020), a construção das bases conservadoras ideológicas – fundamentalista, miliciana e militarizada – e as intervenções nas Universidades federais, contextualiza os projetos em curso do PROMOVER – Andifes e a proposta do Reuni Digital do MEC como experimentos para intensificar o balão de ensaio que se tornou o período pandêmico, conformando as bases para a contrarreforma da educação pública superior.

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Publicado

2021-12-09