Contrarreforma da educação superior
aproximações ao balão de ensaio do período pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35253Palavras-chave:
contrarreformas; Universidade pública; ensino remoto emergencial; pandemia.Resumo
O presente artigo busca refletir sobre as transformações em curso na educação superior pública, considerando o projeto do capital para a educação em articulação com as contrarreformas em curso e as bases da extrema direita no Brasil. A partir de revisão bibliográfica e de breve análise sobre os documentos dos organismos internacionais para a educação, o projeto de reforma administrativa do governo federal (PEC 32/2020), a construção das bases conservadoras ideológicas – fundamentalista, miliciana e militarizada – e as intervenções nas Universidades federais, contextualiza os projetos em curso do PROMOVER – Andifes e a proposta do Reuni Digital do MEC como experimentos para intensificar o balão de ensaio que se tornou o período pandêmico, conformando as bases para a contrarreforma da educação pública superior.
Downloads
Referências
ANDES-SN. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/caderno2 . Acesso: 27 de julho de 2021.
__________. Dossiê Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas instituições federais de ensino. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/ . Acesso: 06 de agosto de 2021.
BANCO MUNIDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial – O Estado num mundo em transformação. Banco Mundial, 1997.
__________. Gestão de pessoas e folha de pagamentos no setor público brasileiro - o que os dados dizem? Sumário Executivo. Banco Mundial, 2019. Disponível em: https://documents.worldbank.org/pt/publication/documents-reports/documentdetail/846691570645552393/sum%c3%a1rio-executivo. Acesso: 02 de agosto de 2021
__________. Gestão de pessoas e folha de pagamentos no setor público brasileiro - o que os dados dizem? Volume 2. Banco Mundial, 2019.
BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE). Brasília. 1995.
_____________. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Brasília, MEC, 2014.
_____________. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
______________. Projeto de Lei 3076/2020 – que institui o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE.
______________. Projeto de Emenda Constitucional 32/2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2262083. Acesso: 04 de agosto de 2021.
____________. Lei da Anistia, 6.683/1979. Brasília, 1979.
____________. Decreto 10.004/2019. Institui o Programa das Escolas Cívico-Militares. Brasília, 2019.
___________. Lei 12528/2011. Cria a Comissão Nacional da Verdade. Brasília, 2011.
__________. Projeto Reuni Digital: Plano de expansão da EaD nas IES públicas federais (versão preliminar). Brasília, MEC, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_G5ef7kiBDz4NzhM9QAtvFRWtQUI1PUC/view . Acesso: 09 de agosto de 2021.
FARAGE, Eblin, COSTA, Arley José Silveira da, SILVA, Letícia Batista. A Educação Superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.226-257, abr. 2021.
FARAGE, Eblin. Educação superior em tempos de retrocessos e os impactos na formação profissional do Serviço Social. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 140, p. 48-65, jan./abr. 2021.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina.
Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1975.
MARX, Karl. O capital – crítica da Economia Política. Volume 2, livro 1. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2001.
MELIM, Juliana, MORAES, Lívia. PROJETO NEOLIBERAL, ENSINO REMOTO E PANDEMIA: PROFESSORES ENTRE O LUTO E A LUTA. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.198-225, abr. 2021.
NEGREIROS, Thais. Tempos de aprendizagem flexível - As novas tendências da aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação para a classe trabalhadora. Recife: Ed. UFPE, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eblin Farage
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.