Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35244Palavras-chave:
Ensino remoto; trabalho docente; intensificação; pandemia.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as condições de realização do trabalho docente durante o período denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir do exame dos dados derivados do projeto de pesquisa desenvolvido por uma rede de pesquisadores sobre as condições de estudo discente e de trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, compreendendo, assim, um intervalo temporal marcado pela pandemia de SARS CoV-2 no Brasil. A análise dos dados da pesquisa, fundamentada teoricamente nos estudos de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, revela a reconfiguração e intensificação do trabalho docente no período denominado ERE, nos marcos da diluição das fronteiras entre trabalho e vida privada associada a reconfiguração dos projetos político-pedagógicos das universidades públicas, particularmente as universidades federais, ambas aprofundadas no contexto pandêmico.
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