Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente

Autores

  • Kátia Regina de Souza Lima UFF
  • Adrianyce A. Silva de Sousa UFF
  • Lívia Prestes Lima Martins UFF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.35244

Palavras-chave:

Ensino remoto; trabalho docente; intensificação; pandemia.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as condições de realização do trabalho docente durante o período denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir do exame dos dados derivados do projeto de pesquisa desenvolvido por uma rede de pesquisadores sobre as condições de estudo discente e de trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, compreendendo, assim, um intervalo temporal marcado pela pandemia de SARS CoV-2 no Brasil. A análise dos dados da pesquisa, fundamentada teoricamente nos estudos de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, revela a reconfiguração e intensificação do trabalho docente no período denominado ERE, nos marcos da diluição das fronteiras entre trabalho e vida privada associada a reconfiguração dos projetos político-pedagógicos das universidades públicas, particularmente as universidades federais, ambas aprofundadas no contexto pandêmico. 

 

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Biografia do Autor

Kátia Regina de Souza Lima, UFF

Possui graduação em Serviço Social pela UERJ, mestrado em Serviço Social pela UFRJ e doutorado em Educação pela UFF. Atualmente é professora Associada da Escola de Serviço Social e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social/GEPESS e da Rede Capitalismo Dependente, Educação e Serviço Social/CADESS que articula pesquisadores, graduandos, mestrandos, doutorandos e professores atuantes no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social/GEPESS/UFF e no Grupo de Estudos Político-Sociais/POLITIZA/UnB.  katiaslima@globo.com; katialima@id.uff.br

Adrianyce A. Silva de Sousa, UFF

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Pós-doutoranda em Serviço Social na PUC/SP. Atualmente é professora Associada da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenadora do Núcleo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social – NUTSS que articula pesquisadoras e discentes de graduação e de pós-graduação nas instituições UFF, UNIRIO, UERJ, UFRN e ESPJV/FIOCRUZ, assim como Assistentes Sociais. adrianyce@gmail.com; nutss.uff@gmail.com

Lívia Prestes Lima Martins, UFF

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social/GEPESS cadastrado na UFF, na FAPERJ e no CNPq e da Rede Capitalismo Dependente, Educação e Serviço Social / CADESS composta por pesquisadores do GEPESS / UFF e do Grupo de Estudos Político-Sociais/POLITIZA/UnB.  liviaprestes@id.uff.br ; liviprestes@gmail.com

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático