Pedagogias hegemônicas em tempos de crise estrutural do capital

Autores

  • Pedro Gomes Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - PPG Serviço Social

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.34960

Palavras-chave:

educação e marxismo, economia política, teorias pedagógicas

Resumo

No presente trabalho buscamos identificar as três principais teorias pedagógicas que surgiram entre os anos 1970 e 1990, relacionando-as às mudanças que ocorreram no contexto de crise estrutural, que tem como marco histórico as mudanças na base técnica da produção capitalista a partir dos anos 1970. Num primeiro momento do presente trabalho, buscamos identificar as principais características do que Mészáros chamou de crise estrutural do capital e do capitalismo. Num segundo momento, realizamos uma análise crítica das principais tendências dentro do campo das teorias pedagógicas, como a teoria do capital humano, o “aprender a aprender” e a pedagogia das competências e a noção de qualidade total e o neotecnicismo no Brasil. Na conclusão deste trabalho propomo-nos refletir sobre como tais ideias pedagógicas tendem a contribuir para a manutenção da sociabilidade capitalista.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático