Trabalho e população em situação de rua
um debate em contínua necessidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.33708Palavras-chave:
mundialização do capital, direitos, população em situação de rua, trabalho, Campos dos GoytacazesResumo
Através de pesquisas sobre população em situação de rua, organizadas a nível nacional em 2007-2008 e na esfera local, entre 2018 e 2019, em Campos dos Goytacazes/RJ, bem como a partir de estudos sobre documentos produzidos e depoimentos colhidos em eventos locais, o artigo apresenta reflexões com aproximações analíticas acerca da relação entre os moradores em situação de rua e o mundo do trabalho. Apresenta uma conjuntura de mundialização do capital e de efeitos deletérios no campo dos direitos, sinalizando como tais processos atingiram a produção e reprodução social da população em situação de rua, assim como destaca os mínimos parâmetros legais assegurados pelo poder público, diante de sua retração na promoção de políticas e programas sociais. Ressalta que a participação social e a organização dos moradores em situação de rua, na esfera pública, com apoios e parcerias, é um mecanismo para visibilidade, interlocução com o poder público e reivindicação de direitos.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
ALMEIDA, É. T. V. de et al. Mapeamento dos conflitos e das lutas sociais em Campos dos Goytacazes no século XXI: considerações preliminares. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORAS/RES EM SERVIÇO SOCIAL (ENPESS), 2018, Vitória/ES. Anais ... Vitória/ES: UFES, 2018.
ALMEIDA, É. T. V. de; CARVALHO, P. de S. Na linha da resistência: o caso dos moradores da Favela da Margem da Linha em Campos dos Goytacazes/RJ. In: FREIRE, S. de M.; MARCOJE, L. M. (orgs). VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL, DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: A SITUAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA, 2019, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Editora Rede Sírius/UERJ, 2019.
ANTUNES, R. O trabalho, a produção destrutiva e a des-realização da liberdade. In: Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 14. ed. São Paulo, Cortez, 2010. p.180-188.
BARROCO, M. L.S. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 106, p. 205-218, abr./jun. 2011.
BRASIL. [Instituto Meta]. Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua. 2007-2008. Disponível em: http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/2008%20Sumario%20Executivo%20Pesquisa%20Nacional%20PSR.pdf. Acesso em: 01 jun. 2017.
BRASIL. [Decreto nº 7.053 de 23 de Dezembro de 2009]. Política Nacional para a População em Situação de Rua. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7053.htm. Acesso em: 21 mar. 2019.
CARVALHO, P. de S.; ALMEIDA, É. T. V. de. Trabalho, Precarização e Resistência na Periferia do Capitalismo: a Região Norte Fluminense como cenário. Relatório Parcial de Pesquisa de Iniciação Científica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ, 2017-2018.
CHESNAIS, F. A Mundialização do Capital. Editora Xamã, São Paulo, 1996.
HARVEY, D. O Novo Imperialismo. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
IAMAMOTO, M. V. Capital fetiche, questão social e Serviço Social. In: Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2008. p.105-155.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. A OIT e a economia informal. Versão Portuguesa, Lisboa, 2005.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Vigilância Socioassistencial. Relatório Técnico População em Situação de Rua. Referência: 2018/2019.
RAMOS, L. A. L.; SILVA, L. R. de B. Mapear para (re)conhecer: o lugar da população em situação de rua nos equipamentos sócio assistenciais públicos e privados, em Campos dos Goytacazes, RJ. Relatório Parcial de Pesquisa de Iniciação Científica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ. 2017-2018.
RAMOS, L. A. L.; SILVA, L. R. de B. Mapear para (re)conhecer: o lugar da população em situação de rua nos equipamentos sócio assistenciais públicos e privados, em Campos dos Goytacazes, RJ. Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ. 2018-2019.
SILVA, C. A.; RAINHA, F. A. A produção social do espaço e do tempo da modernização: desafios analíticos para a compreensão do município de Campos dos Goytacazes. In: BERNARDES, J. A.; SILVA, C. A. da. (orgs). Modernização e Território: entre o passado e o presente do Norte Fluminense. Lamparina, 2014. p. 42-55.
SILVA, L. R. de B.; RAMOS, L. A. L. Enfrentamento da pobreza, extinção de direitos e usuários das políticas públicas: desafios para a população moradora de rua. In: 7º ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL 14º ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL, 2019, Vitória/ES. Anais ... Vitória/ES: UFES, 2019.
SILVA, L. R. de B.; RAMOS, L. A. L.; BARREIRA, J. de A. R. L. Políticas públicas para a inclusão da população em situação de rua, intersetorialidade e (des) territorialização: um debate necessário. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. IV SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS. III CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, 2019, Londrina/PR. Anais ... Londrina/PR: UEL, 2019.
SILVA, M. L. L. da. Mudanças Recentes no Mundo do Trabalho e o Fenômeno População em Situação de Rua no Brasil. Brasília (DF), Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social. 2006.
SOUZA, J. A Construção Social da Subcidadania. In: A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.
VASCONCELOS, T. S. M.; SILVA, L. R. de B. Mapear para (re)conhecer: o lugar da população em situação de rua nos equipamentos sócio assistenciais públicos e privados, em Campos dos Goytacazes, RJ. Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC-UFF. 2017-2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pollyanna de Souza Carvalho, Leda Regina de Barros Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.