A gestão de um Centro de Atenção Psicossocial universitário

uma experiência

Autores

  • Sabrina Alves Ribeiro Barra Tavares Hospital Universitário/Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ethelanny Panteleão Leite Almeida Hospital Universitário - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.33684

Palavras-chave:

Centro de Atenção Psicossocial; gestão; formação de recursos humanos

Resumo

O presente artigo apresenta um relato descritivo a partir da vivência das autoras como gestoras em um Centro de Atenção Psicossocial universitário. Tem por objetivo provocar reflexões sobre a indissociabilidade entre a assistência e a formação, procurando trazer para o debate questões tanto sobre o processo de trabalho em saúde mental como sobre a dimensão ética, política e técnica da formação de recursos humanos para a área. As articulações ensino/serviço nos processos formativos são entendidas como componentes essenciais na construção da política de saúde mental ancorada nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica. A síntese das reflexões aponta para a importância da articulação com a rede de atenção psicossocial, evitando-se modelos de formação e assistência endógenos, a participação em instâncias colegiadas da saúde mental e o investimento na formação por meio da educação continuada e da articulação orgânica entre Universidade e rede de serviços.

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Biografia do Autor

Sabrina Alves Ribeiro Barra Tavares, Hospital Universitário/Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social, Mestre em Serviço Social, Chefe Unidade Psicossocial HU-UFJF.

Ethelanny Panteleão Leite Almeida, Hospital Universitário - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Enfermagem, Enfermeira Unidade Psicossocial HU-UFJF.

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Publicado

2021-12-10