Intersetorialidade entre as políticas de saúde e assistência social
possibilidades e limites
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.32589Palavras-chave:
intersetorialidade; política pública; assistência social; saúdeResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as possibilidades e limites da articulação da intersetorialidade entre as políticas de saúde e assistência social, em âmbito municipal. Teve o objetivo de descrever as ações intersetoriais realizadas pelos tecnicos que materializam estas políticas, as conquistas e os entravés para sua execução.A abordagem utilizada foi qualitativa, a partir de pesquisa documental e de campo. Os resultados demonstram que as ações intersetoriais são ainda incipientes e compoem um cenário desafiador. Estão atreladas a ações pontuais e a determinados programas e projetos sociais. Apesar de haver iniciativas e esforços, especialmente por parte dos profissionais da assistência social, ela nao se efetiva integralmente em nível institucional.Agir de modo intersetorial é um desafio para o municipio e sua superação requer o envolvimento de gestores e profissionais na construção de uma gestão comprometida com a integralidade da proteção social.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Oliveira Souza, DALBELLO-ARAUJO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.