Escrita e identidade em Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-0836.2025.v29.48939Palavras-chave:
Crítica feminista. Identidade. Chimamanda Adichie. Americanah.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise da escrita e da identidade de Ifemelu, personagem central do romance Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie. Em minha análise, proponho pensar o ato de escrita da personagem e, consequentemente, o de Adichie como dialogando diretamente com os elementos de uma tradição literária de mulheres (negras), calcada na ideia de que a escrita pode ser uma forma de elaboração e construção de uma identidade própria anteriormente negada às mulheres. Meu argumento é que a escrita permite às mulheres o desenvolvimento ou a recuperação de uma voz previamente silenciada, bem como a construção de novos espaços para que essa voz reverbere em ação e subjetividade.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah. New York: Anchor, 2013.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. CHIMAMANDA Ngozi Adichie: identity, feminism and honest conversations. Interview with Sacha Nauta. The Economist, 2019. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o_hsWRVR8_M. Acesso em: 05 Dec. 2020.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. CHIMAMANDA Adichie: Beauty does not solve any problem. Production: Marc-Christoph Wagner. Louisiana Channel, Museum of Modern Art, 2014a. Disponível em: https://channel.louisiana.dk/video/chimamanda-adichie-beauty-does-not-solve-any-problem. Acesso em: 12 Jan. 2021.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. CHIMAMANDA Ngozi Adichie on hair. Tenement talks, Tenement Museum, 2014b. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WWuRA61N8jA. Acesso em: 12 Jan. 2021.
ARAÚJO, Elisa de Souza Silva. Traçando histórias, tecendo trajetórias: a consciência diaspórica em Americanah, de Chimamanda Adichie. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
BRAGA, Cláudio R. V. A literatura movente de Chimamanda Adichie: pós-colonialidade, descolonização cultural e diáspora. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.
CHRISTIAN, B. The race for theory. Feminist Studies, v. 14, n. 1, p. 67-79, Spring, 1988.
COLLINS, Patricia Hill. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. 2nd ed. London: Taylor & Francis e-Library, 2002.
DAVIES, Carole Boyce. Black women, writing and identity: migrations of the subject. London and New York: Taylor & Francis e-Library, 2003.
EAGLETON, Mary. Feminist literary theory: a reader. Oxford: Blackwell, 1996.
GILBERT, Sandra.; GUBAR, Susan. The mad woman in the attic: the woman writer and the nineteenth-century writer. New Haven: Yale University, 2000.
GUARRACINO, S. Writing ‘so raw and true’: blogging in Chimamanda Ngozi Adichie’s Americanah. Between, v. IV, n. 8, p. 1-27, Nov. 2014.
HOOKS, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, n. 16, p. 193-210. jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522015000200193 &lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 Aug. 2018.
KILOMBA, Grada. Plantation memories: episodes of everyday racism. 2nd ed. Münster: UnrastVerlag, 2010.
LORDE, Audre. Sister outsider: essays and speeches. Berkeley: Crossing, 2007. [E-book]
MAMI, F. De-stereotyping African realities through social media in Chimamanda Ngozi Adichie’s Americanah and Belkacem Meghzouchene’s Sophia in the white city. Postcolonial interventions, v. 2, n. 2, p. 162-197, Jun., 2017.
MINH-HA, Trinh T¬¬. Woman, native, other: writing postcoloniality and feminism. Bloomington and Indianapolis: Indiana University, 1989.
SHOWALTER, Elaine. A literature of their own: from Charlotte Brontë to Doris Lessing. London: Virago, 2009.
WALKER, Alice. In search of our mothers’ gardens: womanist prose. [E-book] London: Weidenfeld & Nicholson, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 IPOTESI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








