CAETANO E CHICO COM A ITÁLIA NO CANTAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.42691

Resumo

Este artigo investiga as ressonâncias da Itália nas obras dos cancionistas brasileiros Caetano Veloso e Chico Buarque de Hollanda – seja através da música do cinema italiano, com a influência de Nino Rota, no caso de Veloso, e Ennio Morricone, no caso de Buarque; seja, no modo espelhar com que cada cancionista plasma a Itália no Brasil, e vice-versa, a partir de experiências tão traumáticas quanto basilares da educação ética e estética de cada um. Dessa forma, este artigo quer demonstrar as relações entre os países, filtradas e traduzidas em canção por dois importantes artistas e intelectuais do Brasil.

Palavras-chave: Caetano Veloso. Chico Buarque. Cinema italiano. Roma. Brasil.

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Biografia do Autor

Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Literatura Comparada e professor Associado de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procientista Uerj/FAPERJ. Desenvolve pesquisa sobre poesia e vocoperformance. É autor dos livros Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso (2012); De Musas e Sereias: a presença dos seres que cantam a poesia (2021), prêmio Oswald de Andrade, gênero ensaio, da União Brasileira de Escritores RJ; Domingou apandemia (2022); e Do poema à canção: a vocoperformance (2023). E-mail: leonardodavino@yahoo.com.br

Márcia Cristina Fráguas

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ. Bacharela e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (2016). Mestra em Literatura Brasileira (2021) pela Universidade de São Paulo com a dissertação “It’s a long way: poética do exílio na obra de Caetano Veloso” (1969-1972). É coorganizadora do livro Lamber a língua: Caetano 80 (2023). E-mail: mcfraguas@gmail.com

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Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

Dossiê “Popular music”: tradições em diálogo entre a Itália e as Américas