A TRISTURINHA VIROU SOFRÊNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MÚSICA SERTANEJA EM BUSCA DE LEGITIMAÇÃO

Autores

  • Paula Beatriz Coelho Domingos Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Bustamante Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.41220

Resumo

O artigo faz uma análise da busca pela legitimação da música sertaneja, em suas diferentes nuances, como representante da cultura brasileira a partir das quatro principais razões apontadas por Alonso (2013) como critérios para a rejeição deste gênero musical pela intelectualidade. São elas: a valorização de uma suposta pureza da cultura interiorana, a associação do sertanejo à indústria cultural, o repúdio da classe média ao tom melodramático das canções e a visão dos migrantes interioranos como alienados e sem consciência política.


Palavras-chave: Música sertaneja. Cultura brasileira. Música popular. Crítica musical. Legitimação.

 

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Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

Dossiê “Popular music”: tradições em diálogo entre a Itália e as Américas