Uma leitura woolfiana de Pride and Prejudice e Persuasion, de Jane Austen

Autores

  • Patricia Marouvo Fagundes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Aeolane Coelho Sousa Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Keyse Kerolayne Levy Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Maria Suelen Lins dos Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.38147

Resumo

Este artigo tem por objetivo mapear a sentença feminina, elaborada por Virginia Woolf em A Room of One’s Own (1929), nos romances Pride and Prejudice (1813) e Persuasion (1818), de Jane Austen. Com base nesse mapeamento, é realizada uma leitura que situa a produção austeniana na tradição literária feminina, considerando-se sua contribuição para uma quebra da sentença masculina, desarticulando sua lógica ao ironicamente promover o riso (BERGSON, 2018) e um olhar crítico às convenções literárias e sociais de seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Marouvo Fagundes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta de Literatura Inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou estágio pós-doutoral na UERJ sob a supervisão do Prof. Dr. Davi Ferreira de Pinho, pesquisando o quarteto sazonal de Ali Smith. Autora do livro Uma poética hídrica em The Waves, de Virginia Woolf (Appris, 2021) e coorganizadora dos livros Vozes femininas na literatura (EDUFAC, 2020) e A prosa poética de Virginia Woolf (Ape'Ku, 2021). Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Literatura e Estudos Comparados (UFAC) e KEW - Kyklos de Estudos Woolfianos (UFOP/UFSC/UFPB).

Aeolane Coelho Sousa , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduanda em Letras – Português pela Universidade Federal do Acre. Graduada em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é pesquisadora voluntária de Iniciação Cientifica da Universidade Federal do Acre em projeto de pesquisa na área de Literatura Inglesa. Tem experiência como bolsista dos programas PIBID e Residência Pedagógica.

Keyse Kerolayne Levy , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Acre. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Lindaura Martins Leitão. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) da Universidade Federal do Acre no projeto de pesquisa “Uma leitura woolfiana de Jane Austen”. Atua como professora do Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre.

Maria Suelen Lins dos Santos , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduanda em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC-UFAC) no projeto de pesquisa “Uma leitura woolfiana de Jane Austen”. Já atuou como bolsista dos programas PIBID e Residência Pedagógica. Tem experiência na área de Letras, como professora de língua inglesa na Educação Infantil e também como monitora nos eventos da pós-graduação. Suas áreas de interesse são Literatura Inglesa e Ensino de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Edição

Seção

Dossiê Virginia Woolf e Jane Austen: Leituras Centenárias