ENSINO DE ESCRITA LITERÁRIA NA UNIVERSIDADE: O PERCURSO BRASILEIRO

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DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2021.v25.36666

Resumo

Este artigo recupera os argumentos centrais de alguns protagonistas da inclusão dos laboratórios de escrita nas universidades brasileiras, analisando suas bases teóricas e os ecos encontrados no percurso histórico de países em que a escrita criativa como área de conhecimento já se encontra consolidada. Demonstra como é possível rastrear a defesa pela inclusão da criação literária nas universidades brasileiras até o final do século XIX. Objetiva, também, contribuir para a organização do debate histórico sobre os cursos de escrita criativa no Brasil.

Palavras-chave: Criação literária. Escrita criativa. Oficina literária. Ensino de literatura. História da literatura.

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Biografia do Autor

Carolina Zuppo Abed, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Escritora, professora e psicopedagoga, atualmente, realiza pesquisa de doutorado sobre ensino de escrita na USP. Autora de Tecle 2 para esquecer (Patuá, 2017), Menos o mar (Quelônio, 2017), Passatempoemas (Quelônio, 2020) e de artigos de educação e literatura contemporânea. Professora da Pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP) e da Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário São Camilo (SP), também ministra oficinas literárias no Brasil e em Portugal. 

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Publicado

2021-12-30