CRIAÇÃO LITERÁRIA E O TELEVISIVO: A LINGUAGEM EM COLISÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-0836.2021.v25.35892Resumo
Pretende-se investigar aqui como a criação literária pode se apropriar de elementos da linguagem televisiva, em especial das telenovelas, numa busca por redefinições nos modos de narrar na contemporaneidade, num contexto de intensa globalização e de alta tecnologia, em que uma literatura centrada no signo escrito e no suporte livro se expande e torna-se “móvel” (MALLO, 2012), numa inter-relação com outras linguagens e mídias, de modo a ressignificar elementos extraídos da dita cultura popular.
REFERÊNCIAS
AIRA, César. Continuação de ideias diversas. Tradução Joca Wolf. Rio de Janeiro: Papeis Selvagens, 2018a.
______. La mendiga. Barcelona: Mondadori, 1999.
______. Pequeno manual de procedimentos. Tradução Eduardo Marquardt e Marcos Maschio Chaga. Curitiba: Arte e Letra, 2007.
______. Sobre a arte contemporânea. Tradução Victor da Rosa. Rio de Janeiro: Zazie, 2018b.
BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins fontes, 2003.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulação. Tradução Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d ́Água, 1991.
BIZZIO, Sérgio. Realidad. Buenos Aires: Mondadori, 2009.
BUSQUED, Carlos. Bajo este sol tremendo. Barcelona: Anagrama, 2009.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.
______. Sobre literatura. Rio de Janeiro, Record, 2003.
FREIRE FILHO, João. A “esfinge do século”: expectativas e temores de nossos homens de letras diante do surgimento e da expansão da TV (1950-1980). 1º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Mídia Brasileira: 2 séculos de história. 2001. GT 14 História da Mídia Audiovisual. Disponível em: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/anais/gt14_audiovisual/a%20esfinge%do%20s%E9culo.doc. Acesso em: 24 jul. 2020.
GALARD, Jean. Beleza exorbitante: reflexões sobre o abuso estético. Tradução Iraci D. Poleti. São Paulo: Fap-Unifesp, 2011.
GUIMARÃES, Hélio de Seixas. A presença da literatura na televisão. Revista da USP, São Paulo, n. 32, p. 190-198, 1997.
______. Literatura em televisão: uma história das adaptações de textos literários para programas de TV. Campinas: 1995. Dissertação (Mestrado). Departamento de Teoria Literária do Instituo dos Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP. n. 12, jun. 1985.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução Ronal Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
______. REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Tradução Jacob Gorender. 2. ed. São Paulo: Senac, 2004.
MALLO, Augustín Fernández. Blog Up: ensayos sobre cultura y sociedad. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2012.
______. Nocilla experience. Tradução Joana Angélica d'Avila Melo. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.
MOTTER, Maria Lourdes. Mecanismos de renovação do gênero telenovela: empréstimos e doações. In: LOPES, M. I. V. (org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo, Loyola, 2004.
______. Telenovela: reflexo e refração na arte do cotidiano. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/xxi-ci/gt21/GT2109.PDF, p. 1-66, 2002. Acesso em: 31 jan. 2021.
MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Minissérie Grande Sertão: Veredas: gêneros e temas. construindo um sentido identitário de nação. 2006. 290f. Tese (Doutorado em Comunicação), Área de Concentração: Teoria e Pesquisa em Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
PAULA, José Agrippino de. Lugar Público. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
______. PanAmérica. Epopeia. Rio de Janeiro: Tridente, 1967.
REIMÃO, Sandra. Livros e televisão: correlações. Cotia: Ateliê, 2004.
VASCONCELLOS, E. M. M. Entre (ou além) (d)o real e a ficção: a televisão em Realidad, de Sergio Bizzio e Bajo este sol tremendo, de Carlos Busqued. São Paulo: 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação na Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
VASCONCELOS, Maurício Salles. Televisões (numa emergência). 25 set. 2012. Disponível em <http://www.musarara.com.br/televisoes-numa-emergencia>. Acesso em: 01 fev. 2020.
______. Compactos – lugares públicos/portáteis do cinema e da literatura. In: MOGRABI, Gabriel; REIS, Celia Domingues. (orgs.). Cinema, literatura e filosofia: interfaces semióticas. Cuiabá / Rio de Janeiro: FAPEMAT / 7 Letras, 2013, v. 1, p. 35-48.
______. Exterior. Noite – Filosofia/ Literatura. São Paulo: Lumme, 2015.
WALLACE, David Faster. E Unibus Pluram: television and US fiction. In: ______. A supposedly fun thing i'll never do again: essays and arguments. Nova York: Best Bay Books, 1998.
XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.