A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA DO EFEITO EM “THE FALL OF THE HOUSE OF USHER”, DE EDGAR ALLAN POE

Autores

  • Marluce Faria de Melo e Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33087

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o sistema literário de Edgar Allan Poe, dando especial atenção ao conto “The fall of the house of Usher”. Poe divide-se em poeta e prosador, embora elementos poéticos sejam parte fundamental de suas narrativas. Em “The fall of the house of Usher”, Poe utiliza cada recurso disponível, como imagens, ritmo, símbolos, contextura fonêmica e articulação dos sons, para construir uma unidade de efeito devastadora e claustrofóbica.

Palavras-chave: Unidade de efeito. Ritmo. Articulação de fonemas.

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Biografia do Autor

Marluce Faria de Melo e Souza

Mestre em Letras (Teoria da Literatura e Literatura Comparada) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Letras (Teoria Literária) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicações recentes incluem o capítulo “A construção rítmica da poesia e da prosa em The Waves”, que compõe o livro Conversas com Virginia Woolf (orgs. Davi Pinho, Maria A. de Oliveira e Nícea Nogueira). E o capítulo “Os sons do martírio e da morte em ‘The Pit and the Pendulum’”, publicado no livro Estudos do Gótico (orgs. Aparecido Donizeti Rossi, Cláudio Zanini, Fernando Monteiro de Barros e Júlio França).

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Literaturas de Língua Inglesa