UM SHAKESPEARE ROMÂNTICO: ENTRE O ESTÉTICO E O POLÍTICO

Autores

  • Leonardo Bérenger Alves Carneiro
  • Marlene Soares do Santos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33081

Resumo

O presente artigo busca pensar a presença de William Shakespeare na poesia romântica, com foco particular no Romantismo inglês. Para tanto, apresenta-se um panorama histórico-crítico do movimento romântico, bem como o papel decisivo do diálogo estabelecido não apenas entre Shakespeare e os poetas do chamado primeiro Romantismo alemão, mas também com os poetas românticos ingleses da primeira e da segunda gerações. As forças poetológicas e ideológicas que operaram em oposição ao Neoclassicismo de matriz francesa foram também observadas, ressaltando-se o papel decisivo de um retorno a Shakespeare para o estabelecimento de uma nova poética que reagia à hegemonia cultural francófona.

Palavras-chave: William Shakespeare. Romantismo. Influência. Anticlassicismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bérenger Alves Carneiro

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto de Literatura e Cultura Britânica do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Correntemente, sob supervisão da Professora Dra. Marlene Soares dos Santos, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sobre a presença de William Shakespeare na literatura inglesa do século XIX. Tem publicado artigos em periódicos e capítulos em livros sobre a obra de William Shakespeare.

Marlene Soares do Santos

Doutora em Literatura Inglesa pela Universidade de Birmingham e professora emérita da Faculdade de Letras da UFRJ. Autora de inúmeros trabalhos sobre a obra de William Shakespeare, destacam-se entre suas publicações: Shakespeare: as comédias (Ed. Tessitura, 2016); Shakespeare, sua época, sua obra (co-organizado com Liana Leão, ed. Beatrice, 2008); além de diversos artigos e dos estudos introdutórios para as traduções de José Roberto O'Shea das peças Antônio e Cleópatra (Ed. Mandarim, 1998) e Cimbeline, Rei da Britânia (2002); Péricles, Príncipe de Tiro; Conto do Inverno (2007) e Os dois primos nobres (2017), publicadas pela Editora Iluminuras.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Literaturas de Língua Inglesa