POÉTICAS VISUAIS DA AFRICANIDADE TRANSCONTINENTAL: AFRO-AMÉRICA EM FOCO

Autores

  • Jânderson Albino Coswosk
  • Maria Aparecida Andrade Salgueiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33079

Resumo

O artigo apresenta diferentes apropriações e representações da Afro-América contemporânea e do corpo negro feminino, com base nos ensaios fotográficos White Shoes (2012, ainda em construção) e My Country (2016-2019), da fotógrafa e artista visual afro-americana Nona Faustine (1977-). Investiga-se o modo que tais objetos se convertem em narrativas que promovem uma recuperação emancipatória do legado afro-americano, ao instigarem leituras alternativas da africanidade diaspórica para além da raça e do escravismo.

Palavras-chave: Poéticas visuais. Afro-América e africanidade transcontinental. Corpo negro feminino. Narrativas fotográficas e memória. Literaturas de língua inglesa.

Biografia do Autor

Jânderson Albino Coswosk

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes – Campus de Alegre. Suas investigações têm se ocupado da obra do escritor afro-americano James Baldwin e seus diálogos contemporâneos com a cultura visual. Seu artigo mais recente, “Body, ancestry, and ecstasy: reading Rotimi Fani-Kayode’s photographs in contemporary times”, foi publicado pela VISTA – Revista de Cultura Visual (Lisboa, Portugal), em 2020.

Maria Aparecida Andrade Salgueiro

Professora Titular UERJ. Pós-Doutora UCL, Londres. Pesquisadora: CNPq; Cientista do Nosso Estado/FAPERJ; Procientista. Líder Grupo Pesquisa/CNPq. Autora, no Brasil e no exterior, de artigos, capítulos de livros e obras, sendo a mais conhecida, Escritoras Negras Contemporâneas - Estudo de Narrativas: Estados Unidos e Brasil (Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2004). Co-organizadora de Literaturas de Língua Inglesa: leituras interdisciplinares - Volume III (Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Literaturas de Língua Inglesa