RUPI KAUR: UM PASSAR PELA DOR PARA O CONQUISTAR COLETIVO DA CURA

Autores

  • Fernanda Barroso e Silva
  • Rogério de Souza Sergio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33076

Resumo

O presente artigo se dedica a investigar como é estabelecida a questão da cura na obra milk and honey (2015) da poeta contemporânea Rupi Kaur. O corpus de análise compreende a última seção do livro, que é intitulada “a cura” e apresenta 58 poemas. Para o estudo, utiliza-se, além de trabalhos de críticas literárias feministas, como Elaine Showalter (1979) e Lúcia Zolin (2019), a ferramenta Voyant que possibilita geração de dados linguísticos presentes no âmbito textual, corroborando para o desenvolvimento de análises mais completas acerca do tema.

Palavras-chave: Autoria feminina. Rupi Kaur. Milk and honey. Poesia. Cura.

 

Biografia do Autor

Fernanda Barroso e Silva

Mestranda em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Pesquisa as poetas contemporâneas Rupi Kaur e Ryane Leão. É licenciada em Letras-Português pela UFJF. Publicou o artigo “A subversão da personagem feminina em “The bloody chamber and other stories, de Angela Carter” na revista Acta Scientiarum. Atua como revisora textual de dois periódicos (ISSN: 2675-3200; 2675-2514) e como docente particular.

Rogério de Souza Sergio Ferreira

Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou Pesquisa Pós-Doutoral na Universidade da California, em Santa Barbara. Professor Associado da UFJF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente com Digital Humanities (interpretação literária com auxílio da informática) e Literatura Comparada (Inglês/Português). Proferiu palestras sobre literatura brasileira nos séculos XIX e XX na Stephen F. Austin State University, no Texas, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Literaturas de Língua Inglesa