A ESTÉTICA DA CIÊNCIA QUE DESEJA EMANCIPAÇÃO E AS POTÊNCIAS DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E INTERVENTIVAS

Autores

  • Marcos Roberto dos Santos Amaral

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2020.v24.33067

Resumo

Problematizando noções de pesquisador, pesquisa, ciência, sujeitos e movimentos retóricos em metodologias participativas e interventivas, discutimos que elas evidenciam seu momento estético por empatia e coapreciação para com valores dos sujeitos que compõem a pesquisa, a partir do que os elementos retóricos serão organizados, assim disparando ações autênticas em campo para enfrentar violências históricas.

Palavras-chave: Emancipação. Ciência. Metodologias participativas e interventivas.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto dos Santos Amaral

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - PosLA-UECE. Professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará, EEEP Profa. Marly Ferreira Martins. Mestre em Linguística Aplicada pelo PosLA da UECE e graduado em Letras Português e Literaturas pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze & Guattari (GEDEG). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor (licenciado para estudos) da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Estéticas da vida acadêmica