A NARRADORA ESTÁ ENTRE NÓS: O FIAR DA NARRATIVA NOS CONTOS-RELATOS DE INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES (2011)

  • Juliana Cristina Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

A partir das considerações feitas por Walter Benjamin acerca do narrador moderno e no que constitui uma boa narrativa, este artigo busca analisar como a narradora de Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), de Conceição Evaristo, é representada. Através de uma análise panorâmica dos contos que constituem a obra, é possível perceber que a construção narrativa se dá pelo entrecruzamento do real com o ficcional e a narradora se coloca como uma ouvinte de histórias que buscam evidenciar as experiências de mulheres a qual se identifica.

Palavras-chave: Walter Benjamin. Literatura negra brasileira. Narrativa.

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: 34, 2012.

AUDRE, Lorde. Transformação do silêncio em linguagem em ação. Disponível em http://www.geledes.org.br/a-transformacao-do-silencio-em-linguagem-e- acao/#gs.8EBVThc. Acesso em: 03 fev. 2017.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.

______. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face – mesa de escritoras convidadas do X Seminário Nacional Mulher e Literatura, I Seminário Internacional  Mulher e Literatura/UFB, 2003.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

THOMPSON. John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação. Petrópolis: Vozes, 1995.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduada em Letras/Literaturas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da UFJF. Doutor em Letras: Estudos Literários pela UFJF. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Ciências Humanas pela UFJF.

Publicado
2019-12-06