Retrocesso político como morte social e física no Brasil da contemporaneidade

Autores

  • Tacel Coutinho Leal
  • Daniel Bernardo Canazar
  • Domitila de Alencar Falcão
  • Natália Luri Arimori Ribeiro

Palavras-chave:

retrocesso político, direitos humanos, representação

Resumo

O artigo discute a onda de conservadorismo e retrocesso político no Brasil da atualidade e a perda de direitos humanos por grupos minoritários. A recepção do filme Praia do Futuro, de Karim Ainouz, é discutida; seu significado político e social é visto dentro de um macrocontexto. Semelhanças entre o filme e o conto “Aqueles Dois,” de Caio Fernando Abreu, são apontadas. Em ambos os casos, a reação do público demanda censura para com a diferença, questão ainda irreconciliável no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tacel Coutinho Leal

Tem doutorado em Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2006). É professor adjunto no curso de Letras Inglês na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, coordena o projeto de pesquisa Direitos Humanos e Representação no Brasil, vinculado à Universidade Estadual de Londrina.

Daniel Bernardo Canazar

Graduando em Licenciatura em Língua Inglesa pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) da Universidade Estadual de Londrina, leciona no Laboratório de Línguas (LAAB) do mesmo departamento e é membro participante do projeto de pesquisa de Direitos Humanos e Representação no Brasil.

Domitila de Alencar Falcão

Graduanda em Licenciatura em Língua Inglesa do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), pela Universidade Estadual de Londrina, membro participante do projeto de pesquisa de Direitos Humanos e Representação no Brasil.

Natália Luri Arimori Ribeiro

Graduanda em Licenciatura em Língua Inglesa do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), pela Universidade Estadual de Londrina, membro participante do projeto de pesquisa de Direitos Humanos e Representação no Brasil. Participa do projeto PIBID desde abril de 2014. Leciona no Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, em Londrina.

Downloads

Publicado

2015-12-26