American McGee e odes-a-fiar de Alice: livrando-se histórias

Autores

  • Guilherme A. S. Póvoa
  • Verônica Lucy Coutinho Lage

Palavras-chave:

American McGee, territórios, intertextualidade, hipertextualidade, intermidialidade

Resumo

Este artigo pretende teorizar sobre a mudança das ferramentas, bem como dos meios de circulação pelos quais o artefato literário pode transitar e se transmutar. Para tanto, será analisada a revisitação de histórias feitas pelo game designer American McGee, tendo como prisma sua lida intertextual e intermidial com a personagem Alice, de Lewis Carroll, bem como com outras personagens fictícias ou não em seus games.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme A. S. Póvoa

Licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Fez mestrado em Estudos Literários pela mesma instituição (2011). Atualmente é doutorando em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atua como professor substituto de português/inglês no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Verônica Lucy Coutinho Lage

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunta IV, efetiva da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando também como professora de Pós-graduação no colegiado PPG – Letras: Estudos Literários.

Downloads

Publicado

2015-06-21