Intermidialidade em Pina

Autores

  • Karina Santos Klippel
  • Gabriela Borges

Palavras-chave:

intermidialidade, dança-teatro, corpomídia, Pina Bausch, Wim Wenders

Resumo

Este artigo analisa as relações intermidiáticas no processo criativo da dança-teatro de Pina Bausch e do documentário Pina (2011) de Wim Wenders, Para isso, consideramos os diálogos entre o corpomídia dos bailarinos de Wuppertal e a câmera de Wenders, que potencializa a comunicação do primeiro; a obra de Pina Bausch e a de Wenders e o entre-lugarem que estas relações se situam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Santos Klippel

Karina Klippel é Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Produtora, diretora de arte e fotografia no curta-metragem 2 segundos, exibido no Short Film Corner do Festival Internacional de Cannes 2014. Prêmio destaque do Festival de Cenas Curtas de Juiz de Fora em 2013, por Inovação de Proposta Estética (Funalfa) – direção, idealização e atuação na cena “Jamais te Esquecerei”.

Gabriela Borges

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com estágios de pesquisa na UAB/Barcelona e no Trinity College Dublin e Pós-doutorado na UALG/Portugal. Professora do Mestrado em Comunicação da FACOM/UFJF. Publicou Qualidade na TV Pública Portuguesa. Análise dos programas do canal 2: e A poética televisual de Samuel Beckett, organizou Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais e TV: formas audiovisuais de ficção e documentário Vol I e II.

Downloads

Publicado

2015-06-21