Da página para a tela: um breve panorama histórico sobre o debate teórico entre quadrinhos e cinema

Autores

  • Camila Augusta Pires de Figueiredo
  • Thais Flores Nogueira Diniz

Palavras-chave:

histórias em quadrinhos, cinema, adaptação

Resumo

Este artigo propõe um breve panorama histórico sobre o debate teórico de quadrinhos e filmes, examinando alguns dos principais textos publicados nas últimas cinco décadas sobre a relação entre as duas mídias em geral e, em especial, de adaptações de quadrinhos para o cinema. Para que se possa construir uma análise mais acurada, é importante considerar as especificidades de cada mídia e a consequência dessas características midiáticas particulares para o processo de transposição das páginas dos quadrinhos para a tela do cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Augusta Pires de Figueiredo

Camila Augusta Pires de Figueiredo é Doutoranda em Estudos Literários pela UFMG. Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Intermídia, coordenado pela Profa. Thais Flores Nogueira Diniz. É revisora da Editora UFMG. Autora de Hollywood Goes Graphic: The Intermedial Transposition of Graphic Novels to Films (2010), publicado pela VDM Verlag Dr. Müller e de diversos artigos na área de literatura e outras mídias, adaptação fílmica, romances gráficos e estudos sobre a intermidialidade.

Thais Flores Nogueira Diniz

Thais Flores Nogueira Diniz é Professora associada, aposentada pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em tradução intersemiótica e teatro contemporâneo. Suas áreas de pesquisa incluem a relação entre a literatura e as outras artes, especialmente o cinema, estudo sobre mitos e sobre a intermidialidade. Doutora pela UFMG e pela Indiana Universityat Bloomington. Fez seu pós-doutorado no Queen Mary College, University of London. Pesquisadora do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa Intermídia.

Downloads

Publicado

2015-06-21