Literatura e Fotografia: inter-relações poéticas em Nadja, de André Breton

Autores

  • Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani
  • Sidney Barbosa

Palavras-chave:

literatura, fotografia, surrealismo, Nadja

Resumo

Este artigo propõe um estudo do romance surrealista, Nadja, de André Breton, com o propósito de discutir a relevância da inserção da fotografia na sua organização. Sabendo-se da inovação estética e literária das postulações do movimento surrealista e da inserção do recurso fotográfico nessa obra, o estudo aqui proposto busca compreender a fotografia como um recurso literário e analisar seus significados e implicações na obra literária e no movimento surrealista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani

Mestre, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Brasília – DF), aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado em Literatura, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), da Universidade de Brasília (Brasília – DF/Brasil). Possui Graduação em Letras Português, pela Universidade de Brasília (2009), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília (2012) e Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2013). É autora do artigo “O riso infantil em ‘Campo Geral’: a alegria como aprendizado e regeneração” (2014), publicado na Revista Palimpsesto (UERJ).

Sidney Barbosa

Pós-Doutor, Professor Adjunto do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, da Universidade de Brasília (Brasília – DF/ Brasil). Possui Especialização em Ensino de Língua Francesa (1977) e Maîtrise en Lettres Modernes (1982), pela Université de Poitiers, Doutorado em Língua e Literatura Francesa (1990), pela Universidade de São Paulo, e Livre-Docência em Teoria e Crítica do Romance (2005), pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. É autor do artigo “Natureza e loucura na antologia de contos Anaconda, de Horácio Quiroga”, publicado na Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (UERR) (2013) e do livro Lugares e estações da Literatura e da Pintura no romance moderno (2013).

Downloads

Publicado

2015-06-21