Quarenta Clics em Curitiba: Os haicais intermidiáticos de Leminski e Pires

Autores

  • Ana Luiza Fernandes
  • Ana Paula Vitório
  • João Queiroz

Palavras-chave:

Quarenta Clics em Curitiba, fotolivro de literatura, Paulo Leminski, Jack Pires, . intermidialidade

Resumo

Quarenta Clics em Curitiba é uma rara, quase sem precedentes, obra colaborativa de fotolivro de literatura brasileira. Sua estrutura de folhas soltas, sem numeração, impede o leitor de qualquer tentativa de sequencializar a leitura. Impedido de criar focos de atenção privilegiados, com sequências capazes de sugerir estruturas narrativas, ele “recria” no leitor a sensação de procrastinar pela cidade, imerso em acontecimentos triviais. Apresentamos este complexo fenômeno de intermidialidade, e analisamos brevemente alguns exemplos do “denso acoplamento” criado entre a poesia verbal de Paulo Leminski e a fotografia de Jack Pires.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Fernandes

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa "Estética, Redes e Linguagens", da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Possui graduação em Comunicação - Jornalismo, pela mesma instituição. É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa " Iconicity Research Group " (<http://iconicity-group.org/>). Seus interesses de pesquisa incluem: fotolivros, literatura, intermidialidade, semiótica de C.S.Peirce, artes visuais.

Ana Paula Vitório

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Literatura Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio); mestre em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - linha de pesquisa "Estética, Redes e Linguagens" - e graduada em Comunicação (Jornalismo) pela mesma instituição. É pesquisadora associada ao “Iconicity Research Group” (<http://iconicitygroup.org/>). Seus interesses de pesquisa incluem: livro de artista, intermidialidade, semiótica de C.S.Peirce, literatura e artes visuais.

João Queiroz

João Queiroz é professor do Instituto de Artes e Design (IAD) e do Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro diretor do International Association for Cognitive Semiotics (IACS), membro do Grupo de Pesquisa em Cognição Artificial (UEFS), e pesquisador associado ao Linnaeus University Centre for Intermedial and Multimodal Studies (Suécia). Suas principais áreas de pesquisa incluem Intermidialidade e Semiótica Cognitiva.

Downloads

Publicado

2015-06-21