A ausência-presença performática do autor: Ricardo Lísias e sua Vista particular

Autores

  • Anderson Bastos Martins
  • Reinaldo Ziviani da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2017.v21.19438

Palavras-chave:

literatura, arte contemporânea, Ricardo Lísias, autoria, autoficção, performance

Resumo

Em sua obra, Ricardo Lísias se notabilizou pela escritura de autoficções polêmicas pelas ambiguidades envolvidas nesse processo literário. Em A vista particular (Alfaguara, 2016), depara-se com um enredo cujo protagonista é um artista que também se utiliza de mecanismos da arte contemporânea antimimética. As ações extremas e mesmo surreais dessa personagem podem ser analisadas como meio de entendimento da proposta de Lísias em suas obras, bem como o autor se inscreve performaticamente como um personagem de si mesmo, tornando sua vida pública indistinta da sua obra.

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Biografia do Autor

Anderson Bastos Martins

Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFSJ. Doutor em  Estudos  Literários - Subárea  Literatura Comparada - pela  UFMG.

Reinaldo Ziviani da Silva

Mestrando em Letras vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

2017-12-15

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