Deslocamento de identidade em Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato

Autores

  • André Natã Mello Botton
  • Paulo Ricardo Kralik Angelini

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2017.v21.19428

Palavras-chave:

identidade, deslocamento, espaço, literatura brasileira contemporânea

Resumo

O presente texto pretende analisar a identidade, mais precisamente, as mudanças causadas pelo deslocamento de país na identidade do personagem Serginho, em Estive em Lisboa e lembrei de você. De maneira comparativa, entre as duas partes do romance, espera-se perceber de que modo o espaço influencia nesse deslocamento identitário a partir de teóricos que discutam os conceitos de identidade e de deslocamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Natã Mello Botton

Doutorando e Mestre em Letras, na área de Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2012) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Feevale (2016). Atualmente é professor da Escola Cenáculo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, literatura brasileira, violência e cinema.

Paulo Ricardo Kralik Angelini

Doutor em Letras pela UFRGS (2008), ênfase em Literatura Portuguesa Contemporânea. Em 2016, realizou pesquisa Pós-Doutoral no Centro de Estudos Comparatistas, na Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES. É coordenador do curso de graduação em Letras – Português e Literatura e do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Literaturas em Língua Portuguesa e líder do grupo de pesquisa Cartografias Narrativas em Língua Portuguesa: redes e enredos de subjetividade (CNPq).

Downloads

Publicado

2017-06-07