Calidad de vida, espiritualidad y nivel de ansiedad de los estudiantes en uma universidad federal

Autores/as

  • Calíope Pilger Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Catalão
  • Rodrigo Alves Pronto Atendimento do Hospital São Nicolau
  • Luana Marques Pereira Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Catalão
  • Edson Assis Araújo Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Catalão
  • Priscila Gomes Martins Unidade de Hemodiálise, Hospital São Nicolau
  • Geraldo Sadoyama Leal Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Catalão
  • Jalusa Andrea Storch Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.34037

Palabras clave:

Calidad de Vida; Estudiantes: Espiritualidad; Ansiedad; Universidad;

Resumen

Introdução: O ingresso na vida acadêmica vem acompanhado de inúmeras mudanças na qualidade de vida (QV) dos estudantes, e em muitos casos, evidencia-se a ansiedade como um sintoma que pode ser amenizado pelas práticas da espiritualidade. Objetivo: Analisar a relação da QV com a espiritualidade e nível de ansiedade de estudantes de uma universidade federal. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo, com participação de 71 estudantes de uma Universidade Federal. Utilizou-se um instrumento de identificação de dados sociodemográficos, econômicos e religiosos, além do WHOQOL-bref, Inventário de Ansiedade Traço-Estado e Escala de Espiritualidade. Empregou-se a análise quantitativa descritiva dos dados, utilizando a correlação de Pearson, com nível de significância de 0,05. Resultados: no WHOQOL-bref notou-se que o domínio relações sociais apresentou maior média 61,54. No Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), percebeu-se que 56,3% apresentaram nível moderado de ansiedade e 32,4% nível alto de ansiedade e 11,3% nível baixo de Ansiedade Traço. Já na Ansiedade Estado, 64,8% dos acadêmicos apresentaram nível moderado de ansiedade, 2,8% a nível baixo e 32,4% nível alto de ansiedade. Na escala de espiritualidade constatou-se que a questão “aprendi a dar valor às pequenas coisas da vida” apresentou maior média de respostas. Ao realizar a correlação, observou que, que quanto maiores os valores do domínio psicológico menores os valores da ansiedade Traço (p= 0,048), e que quanto maiores os valores do domínio meio ambiente menores os valores da Ansiedade Estado (p= 0,020) e maiores os valores da espiritualidade (p<0,0001). Conclusão: Os resultados demostraram que os estudantes apresentaram ansiedade, seja baixa, moderada ou alta, e que há uma relação positiva entre a qualidade de vida e a espiritualidade. E ainda, trabalhar está temática no ambiente acadêmico é de extrema relevância, para conhecer o perfil de saúde dos estudantes com intuito de propor estratégias de cuidado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

World Health Organization. Depression and other common mental disorders: global health estimates. Geneva: World Health Organization; 2017.

Leão AM, Gomes IP, Ferreira MJM, Cavalcanti LPG. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica. 2018; 42(4):55-65.

Baldassin S, Alves TCL, Andrade AG. The characteristics of depressive symptoms in medical students during medical education and training: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2008; 11(8):60.

Eller T, Aluoja A, Vasar V, Veldi M. Symptoms of anxiety and depression in Estonian medical students with sleep problems. Depress Anxiety. 2006; 23(4): 250-6.

Shamsuddin K, Fadzil F, Ismail WS, Shah SA, Omar K, Muhammad NA et al. Correlates of depression, anxiety and stress among Malaysian university students. Asian J Psychiatr. 2013; 6(4):318-23.

Espirito Santo CC, Gomes AMT, Oliveira DC, Pontes APM, Santos EL, Costa CPM. Diálogos entre espiritualidade e enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Cogitare Enferm. 2013; 18(2):372-8.

Tavares CQ, Valente TCO, Cavalcanti APR, Carmos HO. Espiritualidade, religiosidade e saúde: velhos debates, novas perspectivas. Interações Cult Comunidade. 2016; 11(20):85-97.

Koenig, H. G. Espiritualidade no cuidado com o paciente. São Paulo: FE Editora Jornalística Ltda; 2012.

Giske T, Cone PH. Discerning the healing path: how nurses assist patient spirituality in diverse health care settings. J Clin Nurs. 2015; 24(19-20):2926-35.

Cruz DSM, Collet N, Nóbrega V. Qualidade de vida relacionada à saúde de adolescentes com dm1: revisão integrativa. Ciênc Saúde Coletiva. 2018; 23(3): 973-89.

World Health Organization. WHOQOL: measuring quality of life. The WHOQOL Group. Geneva: WHO; 1997.

Lyra CS, Nakai LS, Marques AP. Eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade em alunos de graduação da área da saúde: estudo preliminar. Fisioterapia e Pesquisa. 2010; 17(1):13-7.

Moreira DP, Furegato ARF. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013; 21(8):155-162.

Berlim MT, Fleck MP. Quality of life: a brand new concept for research and practice in psychiatry. Rev Bras Psiquiatr. 2003; 25(4):249-52.

The Whoqol Group. Development of the World Health Organization whoqol-bref. Psychol Med. 1998; 28:551-8.

Gama AMM, Moura GS, Araújo RF, Silva FT. Ansiedade-traço em estudantes universitários de Aracaju (SE). Rev Psiquiatr RS. 2008; 30(1):19-24.

Andreatini R, Seabra ML. A estabilidade do Idate-traço: avaliação após cinco anos. Rev. ABP-APAL. 1993; 15(1):21-5.

Pinto C, Pais-Ribeiro JL. Construção de uma escala de avaliação da espiritualidade em contextos de saúde. Arq Med. 2007; 21(2):47-53.

Ministério da Educação (BR). Censo da Educação Superior 2017: divulgação dos principais resultados (online). [citado em 2019/agosto/14]. Brasília; 2018. Acesso em: https://censo2010.ibge.gov.br/.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Censo Demográfico, 2010.

Coutinho MO, Lima IC, Bastos RA. Terapia do riso como instrumento para o processo de cuidado na ótica dos acadêmicos de enfermagem. Rev ABCS Health Sci. 2016; 41(3):163-67.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Censo Demográfico, 2012 (online). [citado em 2019/maio/20]. Acesso em: https://censo2010.ibge.gov.br/apps/mapa/.

SwatowiskI C, Silva D, Alvarenga O. Religião no contexto universitário: uma pesquisa entre estudantes de Ciências Sociais e Psicologia da UFU. Interseções. 2018; 20(2):388-411.

Scliar M. História do conceito de saúde. Physis. 2007; 17(1):29-41.

Chaves ECL, Lunes DH, Moura CC, Carvalho LC, Silva A, Carvalho EC. Ansiedade e espiritualidade em estudantes universitários: um estudo transversal. Rev Bras Enferm. 2015; 68(3):504-9.

Zonta R, Robles ACC, Grosseman S. Estratégias de enfrentamento do estresse desenvolvidas por estudantes de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev Bras Educ Méd. 2006; 30 (3):147-53.

Fleck APM. Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Rev Saúde Pública. 2000; 34(2):178-83.

Zobairy M, Aliabadi S, Zobayri, L. Investigation of the relationship between anxiety and type of leisure time activity in female high school students. Procedia Soc Behav Sci. 2013; 84(2013):248-51.

Chaves EDCL, Lunes DH, Moura CDC, Carvalho LC, Silva AM, Carvalho ECD. Ansiedade e espiritualidade em estudantes universitários: um estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem. 2015. 68(3):504-9.

Costa CC, Bastiani M, Geyer JG, Calvettiae PU, Muller MC, Moraes MLA. Qualidade de vida e bem-estar espiritual em universitários de psicologia. Psicologia em Estudo. 2008; 13(2):249-55.

Lai C, Luciani M, Galli F, Morelli E, Del Prete F, Ginobbi P et al. Spirituality and awareness of diagnoses in terminally ill patients with cancer. Am J Hosp Palliat Care. 2017; 34(6):505-9.

Publicado

2022-01-06

Cómo citar

1.
Pilger C, Alves R, Marques Pereira L, Assis Araújo E, Gomes Martins P, Sadoyama Leal G, Andrea Storch J. Calidad de vida, espiritualidad y nivel de ansiedad de los estudiantes en uma universidad federal. HU Rev [Internet]. 6 de enero de 2022 [citado 22 de noviembre de 2024];47:1-8. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/34037

Número

Sección

Artigos Originais