Teores de fenóis totais e flavonoides e avaliação da atividade antioxidante de Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae)
Keywords:
Baccharis trimera, Flavonoides, Fenois, Antioxidantes, Medicamentos FitoterápicosAbstract
O presente trabalho teve como objetivo detectar a variação nos teores de fenois totais e flavonoides e na atividade antioxidante em amostras de B. trimera. Amostras secas e pulverizadas foram submetidas à extração por maceração estática para obtenção dos extratos hexânico, em acetato de etila e etanólico. Prospecção fitoquímica e avaliação dos teores de constituintes fenólicos e da atividade antioxidante foram realizadas. Os dados foram demonstrados como média ± desvio padrão e análise de variância seguida de teste de Tukey foi utilizada para medir o grau de significância (p < 0,05). Flavonoides, taninos, cumarinas, terpenoides e esteroides, alcaloides e antraquinonas foram detectados nas amostras. Os teores de flavonoides totais variaram entre 1,99 ± 0,29 a 5,20 ± 0,31 g/100g, enquanto os fenóis totais foram de 1,56 ± 0,01 a 11,09 ± 0,13 g/100g. Os extratos produziram CE50 entre 35,65 ± 0,74 e 242,74 ± 6,49 µg/mL. Os resultados indicam que o uso de solventes de diferentes polaridades no processo de extração é uma importante estratégia para detectar variação nos teores de fenois totais e falvonoides e na atividade antioxidante em amostras de B. trimera.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.