Identificação de prescrição de medicamentos que podem ocasionar constipação, Delirium e Xerostomia na alta hospitalar de idosos

Autores

  • Camila Priscila Barbosa Alves Universidade Federal de Minas Gerais/Hospital das Clínicas da UFMG
  • Jéssica Soares Malta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Josiane Moreira Costa Hospital Risoleta Tolentino Neves/ Universidade Federa de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2598

Palavras-chave:

Constipação. Xerostomia. Delirium. Medicamentos. Idosos.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo identificar potenciais riscos de constipação, xerostomia e delirium, ocasionados por medicamentos prescritos para idosos acompanhados pelo Serviço de Referenciamento Farmacoterapêutico (SRF), no momento da alta hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido em um hospital público geral de ensino de Belo Horizonte, entre 17 de janeiro e 3 de dezembro de 2014. A amostra estudada foi a de prontuários dos pacientes acompanhados pelos residentes farmacêuticos. Utilizou-se um relatório informatizado para identificação dos pacientes. Em seguida, identificou-se a prevalência de receituários de alta que recomendavam o uso de medicamentos com potencial de ocasionar xerostomia, delirium e constipação. Foram incluídos nos serviços 135 pacientes com mediana de idade de 68 anos, sendo 48,5% do sexo feminino. Os pacientes tiveram uma média de 6 medicamentos prescritos na alta hospitalar. Foi identificada uma prevalência de 85,21% prescrições de medicamentos que potencializam constipação, 46,3% que potencializam xerostomia e 26,76% que potencializam delirium. Foi possível identificar um considerável número de prescrições contendo medicamentos com riscos de xerostomia, delirium e constipação.  Recomenda-se a implementação de intervenções que avaliem o risco x benefício da prescrição desses medicamentos, realização de alertas aos pacientes e à Atenção Primária e identificação de outras opções farmacêuticas com menor potencial de danos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Priscila Barbosa Alves, Universidade Federal de Minas Gerais/Hospital das Clínicas da UFMG

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais/ Residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Idoso no Hospital das Clínicas- UFMG.

Jéssica Soares Malta, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Josiane Moreira Costa, Hospital Risoleta Tolentino Neves/ Universidade Federa de Minas Gerais

Farmacêutica Graduada pela UFMG, ESpecialista em Gestão, Avaliação e Elaboraçaõ de Projetos Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG, Mestre em Saúde e Enfermagem pela UFMG. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFMG, Coordenadora Técnica no Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Downloads

Publicado

2017-08-22

Como Citar

1.
Alves CPB, Malta JS, Costa JM. Identificação de prescrição de medicamentos que podem ocasionar constipação, Delirium e Xerostomia na alta hospitalar de idosos. HU Rev [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 15º de junho de 2024];43(1). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2598

Edição

Seção

Artigos Originais