Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?

  • Ana Elisa Matos de Oliveira UFJF
  • José Leonardo Simone Universidade de São Paulo
  • Rosangela Almeida Ribeiro UFJF
Palavras-chave: locais, vasoconstritores, pacientes hipertensos

Resumo

Anestésicos locais associados a alguns vasoconstritores podem ser utilizados em pacientes hipertensos na Odontologia. A felipressina ou a epinefrina são os mais indicados no atendimento a pacientes com hipertensão controlada no estágio I ou II. Quando utilizada em doses terapêuticas e, evitando-se a administração intravascular, as alterações pressóricas que podem ocorrer com os vasoconstritores adrenérgicos, como a elevação na pressão sistólica, são compensadas por uma diminuição na resistência vascular periférica, e, conseqüentemente, uma diminuição da pressão diastólica. Portanto, a preocupação deve ser com o aumento na concentração sangüínea de catecolaminas em função de uma sobredosagem, e/ou administração intravascular inadvertida, principalmente se associados a um elevado grau de estresse e de ansiedade. A potencialização dos seus efeitos sistêmicos pode estar ainda relacionada a interações medicamentosas em pacientes que fazem uso de antihipertensivos do tipo beta-bloqueadores não-seletivos ou diuréticos não caliuréticos, que poderiam estar mais susceptíveis a possíveis precipitações de episódios hipertensivos motivados por estes vasoconstritores. Uma anamnese bem detalhada, uma anestesia mais eficaz com a associação de um vasoconstritor, bem como o controle da ansiedade e do medo frente a um tratamento odontológico são benéficos no atendimento a pacientes hipertensos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Matos de Oliveira, UFJF

Professora Substituta das Disciplinas Prótese Parcial Removível, Oclusão, Clínica Inegrada do Departamento de Odontologia Restauradora  da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

José Leonardo Simone, Universidade de São Paulo
Professor Doutor da Disciplina de Clínica Integrada Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FOUSP.
Rosangela Almeida Ribeiro, UFJF

Professora Titular da Disciplina de Odontopediatria do Departamento de Odontologia Social e Infantil Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Publicado
2010-07-28
Como Citar
Matos de Oliveira, A. E., Simone, J. L., & Almeida Ribeiro, R. (2010). Pacientes hipertensos e a anestesia local na Odontologia: devemos utilizar ou não soluções anestésicas com vasoconstritores?. HU Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/879
Seção
Artigos de Revisão da Literatura