Avaliação da qualidade de vida dos docentes em instituição pública de ensino superior pelo Whoqol-bref: um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2023.v49.40783

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Universidades, Docentes, Organização Mundial da Saúde

Resumo

Introdução: A qualidade de vida (QV) é composta por inúmeras variáveis que englobam diversos domínios do ser humano, sendo um conceito subjetivo e multidimensional. Devido à sua influência no indivíduo, a literatura com essa temática se torna cada vez mais expressiva. Para tanto, existem questionários responsáveis por essa avaliação, entre eles o Whoqol-bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Objetivo: Avaliar a QV de professores de uma instituição pública de ensino superior do estado de Minas Gerais e identificar os fatores que a influenciam. Método: Estudo quantitativo e transversal, cuja coleta de dados incluiu a aplicação de um questionário de identificação pessoal e do Whoqol-Bref. Todos os professores vinculados à IES foram convidados e a taxa de resposta foi de 33,71%. A análise estatística determinou a média e o desvio padrão para cada domínio e utilizou o teste T de Student, adotando p<0,05. Resultados: 56,7% dos participantes da pesquisa são do sexo feminino. A QV geral e a satisfação com a saúde mostraram-se positivas em 54,10% e 52,46% dos docentes, respectivamente. A comparação levando em conta a variável sexo mostrou significância estatística no domínio físico. Os docentes do sexo masculino apresentaram maiores médias nos 4 domínios. Conclusão: A QV para a população masculina se mostrou superior em relação a feminina, com foco no domínio Físico. Cerca de metade da amostra não avaliaram sua QV como boa, o que pode ser atribuído a baixa autoestima, pouco apoio social e relações sociais menosprezadas.  As limitações encontradas nesse estudo incluíram o tamanho da amostra e a escassez de literatura nessa temática. Espera-se que este trabalho possa contribuir para pesquisas futuras, com foco na qualidade de vida e iniquidade de gênero, visando enriquecer a literatura, dando subsídio para abordagens que melhorem a QV dos docentes. 

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Publicado

2023-11-09

Como Citar

1.
Melo IC de C, Drumond DG, Chaoubah A, de Jesus ILRD, de Faria IA, Belgo TRR. Avaliação da qualidade de vida dos docentes em instituição pública de ensino superior pelo Whoqol-bref: um estudo transversal. HU Rev [Internet]. 9º de novembro de 2023 [citado 9º de novembro de 2024];49:1-9. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/40783

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