A Atenção Primária a Saúde no contexto da COVID19

  • Simone Barbosa Pinho Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, Departamento de Medicina
Palavras-chave: Coronavírus, Pandemias, Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Simone Barbosa Pinho, Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, Departamento de Medicina

Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares. Enfermeira graduada na Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Gestão, Organização e Planejamento de Serviços de

Saúde; Mestre em Saúde da Família pela UNESA-RJ; Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência profissional em Saúde Coletiva, com ênfase na Atenção Primária a Saúde nos âmbitos operacional, de gestão e docência. Líder do Núcleo de pesquisa e Estudos em Saúde Pública(NUPESP) certificado pelo CNPq. Atuou como consultora técnica e Apoiadora Institucional do Departamento de Articulação de Redes de atenção a Saúde do Ministério da Saúde e no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais como Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Senso em Saúde da Família, docente do Curso de Graduação em Enfermagem, do Curso de Graduação em Farmácia e do Curso de Especialização em Saúde da Família. Foi membro titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem e do Conselho do Curso de Enfermagem do Unileste e do NDE do Curso de Medicina da UFJF/GV.

 

Referências

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações em Emergências em Saúde Pública. Boletim Epidemiológico 06. Brasília: Centro de Operações em Emergências em Saúde Pública; 2020.

Organização Pan-Americana de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). [citado em 2020 Apr 01]. Disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial da saúde 2013: pesquisa para a cobertura universal de saúde. Genebra: OMS; 2014.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Portaria 2.426: Politica Nacional de Atenção Básica. Brasília: Departamento de Atenção Básica; 2017.

Ministério da Saúde. Instituto de Comunicação e Informação Científica e tecnológica em Saúde. Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde – PROADESS. Monitoramento da assistência hospitalar no Brasil (2009-2017). Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2019.

Publicado
2020-04-08
Como Citar
1.
Pinho SB. A Atenção Primária a Saúde no contexto da COVID19. hu rev [Internet]. 8º de abril de 2020 [citado 4º de junho de 2020];460:1-. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/30077
Seção
Editorial