Pesquisa de satisfação do usuário do SUS realizada no Hospital Universitário da UFJF

Autores

  • Isapaola Pereira Marques Hospital Universitário da UFJF http://orcid.org/0000-0002-0282-210X
  • Vitor Luiz Andrade Hospital Universitário da UFJF
  • Lourival Batista de Oliveira Júnior Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Mazzoni da Costa Hospital Universitário da UFJF

Palavras-chave:

Satisfação dos consumidores. Hospitais de ensino. Administração de serviços de saúde. Gestão de qualidade total.

Resumo

Este estudo objetivou analisar os resultados de satisfação do usuário gerados a partir da aplicação do Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação em alguns serviços da unidade ambulatorial do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, no final do ano de 2011. Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de levantamento, em todos os serviços que prestam atendimento direto ao usuário. Foram aplicados 196 questionários, através de uma amostragem sistemática de fluxo. A amostra foi constituída, em sua maioria, por mulheres de baixas escolaridade e renda. Na avaliação geral, constatou-se a satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados na unidade. Na avaliação dos setores, verificou-se que, apesar de existir satisfação com relação à maioria das dimensões analisadas, em setores específicos, existe algum grau de insatisfação. Essas especificidades podem modificar as prioridades com relação à melhoria das dimensões, e como consequência, as diretrizes de atuação do gestor do hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isapaola Pereira Marques, Hospital Universitário da UFJF

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do NATES/UFJF; Especialista em Saúde Coletiva - UFJF; Especialista em MBA em Gestão da Saúde, Auditoria e Acreditação - UFJF; Graduada em Administração pela UFJF; Pesquisadora da UFJF.

Vitor Luiz Andrade, Hospital Universitário da UFJF

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Faculdade de Economia da UFJF; Especialista em Saúde Coletiva - UFJF; Especialista em MBA em Gestão da Saúde, Auditoria e Acreditação - UFJF; Graduado em Economia pela UFJF.

Lourival Batista de Oliveira Júnior, Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor DAE/UFLA/2010; Mestrado em Educação – UFJF/2003; Especialização em Economia – USP/SP/1987; Graduação em Ciências Econômicas – PUC/SP/1985

Fernanda Mazzoni da Costa, Hospital Universitário da UFJF

Doutoranda em Enfermagem - DINTER UNICAMP/UFJF; Mestrado em Enfermagem - UFJF; Especialista em MBA em Gestão da Saúde, Auditoria e Acreditação - UFJF; Graduação em Enfermagem - UFJF.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional da Saúde. Relatório Final. 1986. Brasília, de 17 a 21 mar. 1986.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 1988.

______. Lei n.° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 20 de setembro de 1990a.

______. Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 de dezembro de 1990b.

______. GesPública - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Apresentação do GesPública. Disponível em: <http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp>. Acessado em: 01 jun.2013.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. GesPública. Manual de Avaliação do Usuário do Serviço Público. 2 v. Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/anexos/instrumento_padrao_de_pesquisa_de_satisfacao/apostila_ipps_jun10.pdf>

COFEN – Conselho Federal de Enfermagem. Os agravantes e o recrudescimento das Doenças Re (Emergenciais) no Brasil. Conselho Regional de Enfermagem, Programa de Proficiência, 2011, (Apostila de curso).

CORREIA, M. V. C. Que controle social? Os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000.

ESCOREL, S.; NASCIMENTO, D. R.; EDLER, F. C. As origens da reforma sanitária e do SUS. In: Lima NT, Gerschman S., Edler F.C., Suárez J.M., (org.). Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/OMS/OPS; 2006.

KISH, L. Survey sampling. John Wiley & Sons, Inc. 1995. Disponível: <http://www.abacpoll.au.edu/subresearch/bf6993/chapter/readings/oct%203readings/pdf/oct3 3.pdf 20 06 2013>. Acessado em: 16 jun.2013.

KOTAKA, F.; PACHECO, M. L.; HIGAKI, Y. Avaliação pelos usuários dos hospitais participantes do programa de qualidade hospitalar do Estado de São Paulo. Revista de Saúde Pública, 1997, v. 31, n. 2, p. 171-177.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

PAIM, J. S. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica (tese). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.

SCHMIDT, F.; STRICKLAND, T. Satisfação do usuário: guia para o gerente público no Canadá. Cadernos ENAP, Brasília, n.20, 2000.

SILVA, R. C. S; CRUZ, H. O. Plano Diretor do Hospital Universitário da UFJF. 2009. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em gestão hospitalar para micro e macrorregiões do Estado de Minas Gerais)-Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

1.
Marques IP, Andrade VL, de Oliveira Júnior LB, da Costa FM. Pesquisa de satisfação do usuário do SUS realizada no Hospital Universitário da UFJF. hu rev [Internet]. 22º de agosto de 2016 [citado 7º de dezembro de 2022];42(1). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2463

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)