Avaliação da abordagem do humanismo na relação médico-paciente, antes e após as mudanças curriculares, no Curso de Medicina da UFJF.

  • Oscarina Silva Ezequiel UFJF
  • Sandra Helena Cerrato Tibiriçá UFJF
  • Sandro Pinheiro Oliveira Duke University, EUA.
  • Camila Aparecida de Souza Segrégio UFJF
  • Dayana Mara Pereira Souza UFJF
  • Lucas Ferraz Silva UFJF
Palavras-chave: educação médica, humanismo, currículo, estudantes de medicina

Resumo

O ensino médico na atualidade privilegia uma formação que busque a excelência técnica aliada a visão ética e humanística. Avaliar diferenças na formação dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFJF, antes e após as mudanças curriculares, quanto à abordagem e valorização do humanismo na relação médico-paciente, foi o objetivo deste estudo. Foi realizado estudo seccional, com aplicação de questionário estruturado para os estudantes do nono período, antes e após a reforma curricular. 136 (88%) alunos responderam ao questionário, sendo 57 do nono período antes das mudanças curriculares. Houve diferença estatisticamente significativa na abordagem do humanismo, sendo mais freqüente após a reforma curricular (p=0,0000 teste Fisher; RCP=17,1; IC de 95% de 4,8 a 61) e mais precoce (antes das mudanças 0% desta abordagem ocorreu até o terceiro período do curso e 80,9% até este momento da formação após sua implementação). As disciplinas dos eixos psico-humanístico e saúde coletiva foram as mais relacionadas com a abordagem humanística. A abordagem do humanismo passou a ocorrer de forma enfática e precocemente após as mudanças curriculares, sobretudo, através das novas disciplinas do eixo psico-humanístico.

Palavras chaves: educação médica; humanismo; currículo; estudantes de medicina.

Biografia do Autor

Oscarina Silva Ezequiel, UFJF
Professor Materno-Infantil - Fac Med - UFJF. Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ
Sandra Helena Cerrato Tibiriçá, UFJF
Professora Assistente do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Mestre em Comportamento e Biologia Animal.
Sandro Pinheiro Oliveira, Duke University, EUA.
Professor do Departamento de Medicina, Divisão de Geriatria da Duke University, EUA.
Camila Aparecida de Souza Segrégio, UFJF
Discente da Faculdade de Medicina da UFJF
Dayana Mara Pereira Souza, UFJF
Discente da Faculdade de Medicina da UFJF
Lucas Ferraz Silva, UFJF
Discente da Faculdade de Medicina da UFJF
Publicado
2009-03-06
Como Citar
Ezequiel, O. S., Tibiriçá, S. H. C., Oliveira, S. P., Segrégio, C. A. de S., Souza, D. M. P., & Silva, L. F. (2009). Avaliação da abordagem do humanismo na relação médico-paciente, antes e após as mudanças curriculares, no Curso de Medicina da UFJF. HU Revista, 34(3). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/235
Seção
Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##