Avaliação da abordagem do humanismo na relação médico-paciente, antes e após as mudanças curriculares, no Curso de Medicina da UFJF.

Autores

  • Oscarina Silva Ezequiel UFJF
  • Sandra Helena Cerrato Tibiriçá UFJF
  • Sandro Pinheiro Oliveira Duke University, EUA.
  • Camila Aparecida de Souza Segrégio UFJF
  • Dayana Mara Pereira Souza UFJF
  • Lucas Ferraz Silva UFJF

Palavras-chave:

educação médica, humanismo, currículo, estudantes de medicina

Resumo

O ensino médico na atualidade privilegia uma formação que busque a excelência técnica aliada a visão ética e humanística. Avaliar diferenças na formação dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFJF, antes e após as mudanças curriculares, quanto à abordagem e valorização do humanismo na relação médico-paciente, foi o objetivo deste estudo. Foi realizado estudo seccional, com aplicação de questionário estruturado para os estudantes do nono período, antes e após a reforma curricular. 136 (88%) alunos responderam ao questionário, sendo 57 do nono período antes das mudanças curriculares. Houve diferença estatisticamente significativa na abordagem do humanismo, sendo mais freqüente após a reforma curricular (p=0,0000 teste Fisher; RCP=17,1; IC de 95% de 4,8 a 61) e mais precoce (antes das mudanças 0% desta abordagem ocorreu até o terceiro período do curso e 80,9% até este momento da formação após sua implementação). As disciplinas dos eixos psico-humanístico e saúde coletiva foram as mais relacionadas com a abordagem humanística. A abordagem do humanismo passou a ocorrer de forma enfática e precocemente após as mudanças curriculares, sobretudo, através das novas disciplinas do eixo psico-humanístico.

Palavras chaves: educação médica; humanismo; currículo; estudantes de medicina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscarina Silva Ezequiel, UFJF

Professor Materno-Infantil - Fac Med - UFJF. Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ

Sandra Helena Cerrato Tibiriçá, UFJF

Professora Assistente do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Mestre em Comportamento e Biologia Animal.

Sandro Pinheiro Oliveira, Duke University, EUA.

Professor do Departamento de Medicina, Divisão de Geriatria da Duke University, EUA.

Camila Aparecida de Souza Segrégio, UFJF

Discente da Faculdade de Medicina da UFJF

Dayana Mara Pereira Souza, UFJF

Discente da Faculdade de Medicina da UFJF

Lucas Ferraz Silva, UFJF

Discente da Faculdade de Medicina da UFJF

Downloads

Publicado

2009-03-06

Como Citar

1.
Ezequiel OS, Tibiriçá SHC, Oliveira SP, Segrégio CA de S, Souza DMP, Silva LF. Avaliação da abordagem do humanismo na relação médico-paciente, antes e após as mudanças curriculares, no Curso de Medicina da UFJF. HU Rev [Internet]. 6º de março de 2009 [citado 21º de maio de 2024];34(3). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/235

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)