Dificuldades dos Usuários de uma UAPS para a cessação do hábito de fumar

Autores

  • Mariana Ribeiro Freire Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Tabagismo. Atenção Primária à Saúde. Usuário

Resumo

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que buscou identificar as dificuldades dos usuários de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde para a cessação do hábito de fumar. Os sujeitos foram usuários de unidades que contemplam o Programa de Agentes Comunitários da Saúde e os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada e organizados em três categorias de análise. Os depoimentos revelaram que o usuário que busca o serviço de saúde com o objetivo de parar de fumar, traz consigo uma grande ansiedade que precisa ser melhor discutida entre os profissionais antes de se propor qualquer modalidade de tratamento e que a organização em relação aos horários disponibilizados para o atendimento dificulta o acesso ao serviço. Além disso, os discursos apontaram para a necessidade de que o serviço busque de maneira mais efetiva obter dos gestores e órgãos responsáveis os recursos necessários para que o trabalho possa atender a todos com qualidade e resolutividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ribeiro Freire, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010), pós-graduada em Enfermagem em Cuidados Intensivos Adulto e Neonatal pela FacRedentor (2012). Professora substituta lotada no Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora em 2012. Atualmente, enfermeira no Hospital Universitário da UFJF no setor de Medicina de Mulheres e Mestranda da Faculdade de Enfermagem da UFJF.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

1.
Freire MR. Dificuldades dos Usuários de uma UAPS para a cessação do hábito de fumar. HU Rev [Internet]. 18º de dezembro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];39(3 e 4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2154

Edição

Seção

Artigos Originais