Perfil dos usuários do Ambulatório de Dermatologia Antroposó-fica - HU/CAS- UFJF, Juiz de Fora - MG

  • Fernanda Castro Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Patrícia dos Reis Cividini Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria do Carmo Conte Vale Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Aloísio Carlos Couri Gamonal Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Medicina, Terapias complementares, Antroposofia, Dermatologia

Resumo

Este trabalho busca demonstrar o perfil do usuário da Medicina Antroposófica (MA) no Ambulatório de Dermatologia do HU-CAS/ UFJF assim como avaliar sua aceitação pela comunidade.

O ambulatório surgiu dentro de uma visão mais abrangente da Medicina, em conformidade com a OMS que vem estimulando o uso da Medicina Tradicional e Complementar/ Alternativa nos Sistemas de Saúde de forma integrada às técnicas modernas da medicina ocidental; e visa difundir a prática Médica Antroposófica em Juiz de Fora e demonstrar sua eficácia e qualidade.

Para tal feito, foi realizado um estudo retrospectivo e quali-quantitativo com a coleta de dados feita no período de junho a dezembro de 2009 a partir de prontuários do Hospital Universitário/ Centro de Atendimento à Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (HU/CAS-UFJF), seguida da análise dos dados colhidos.

A conclusão foi de que a MA se mostrou eficaz em mais de 75% dos tratamentos propostos, com média de cura/ melhora de 100% em 40% dos casos.

Biografia do Autor

Fernanda Castro Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora
Patrícia dos Reis Cividini, Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora
Maria do Carmo Conte Vale, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciências da Religião pela UFJF, Cursando matérias eletivas do Doutorado em Saúde Brasileira – UFJF. Professora da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. Pediatra, nutróloga e Médica Antroposófica.

Aloísio Carlos Couri Gamonal, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor associado-doutor da UFJF. Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPgS/UFJF). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Dermatologia do HU-UFJF e do Núcleo de Pesquisa em Saúde do Hospital Dr. João Penido - FHEMIG

Publicado
2011-07-08
Como Citar
1.
Barros FC, Cividini P dos R, Vale M do CC, Gamonal ACC. Perfil dos usuários do Ambulatório de Dermatologia Antroposó-fica - HU/CAS- UFJF, Juiz de Fora - MG. hu rev [Internet]. 8º de julho de 2011 [citado 15º de agosto de 2020];37(1). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1080
Seção
Artigos Originais