Perfil dos usuários do Ambulatório de Dermatologia Antroposó-fica - HU/CAS- UFJF, Juiz de Fora - MG
Palavras-chave:
Medicina, Terapias complementares, Antroposofia, DermatologiaResumo
Este trabalho busca demonstrar o perfil do usuário da Medicina Antroposófica (MA) no Ambulatório de Dermatologia do HU-CAS/ UFJF assim como avaliar sua aceitação pela comunidade.
O ambulatório surgiu dentro de uma visão mais abrangente da Medicina, em conformidade com a OMS que vem estimulando o uso da Medicina Tradicional e Complementar/ Alternativa nos Sistemas de Saúde de forma integrada às técnicas modernas da medicina ocidental; e visa difundir a prática Médica Antroposófica em Juiz de Fora e demonstrar sua eficácia e qualidade.
Para tal feito, foi realizado um estudo retrospectivo e quali-quantitativo com a coleta de dados feita no período de junho a dezembro de 2009 a partir de prontuários do Hospital Universitário/ Centro de Atendimento à Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (HU/CAS-UFJF), seguida da análise dos dados colhidos.
A conclusão foi de que a MA se mostrou eficaz em mais de 75% dos tratamentos propostos, com média de cura/ melhora de 100% em 40% dos casos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.