Halitose: um estigma social

Autores

  • Maria das Graças Afonso Miranda Chaves UFJF
  • Matheus Furtado de Carvalho UFJF
  • Paula Afonso Rodrigues UFJF

Palavras-chave:

Halitose. Diagnóstico. Higiene bucal.

Resumo

Em condições normais, o hálito humano é inodoro ou ligeiramente perceptível aos circundantes, variando de aprazível a desagradável, dependendo da sensibilidade do observador. A halitose ou mau hálito é uma anormalidade presente em aproximadamente 60% da população mundial não sendo considerada uma doença. É errôneo crer que todo hálito desagradável seja indicativo de alterações orgânicas. Apresenta etiologia multifatorial, podendo ser encontrado mais de um fator causal em um mesmo indivíduo, como distúrbios respiratórios, gastrointestinais, orgânicos, psíquicos e principalmente fatores buco-dentários. A halitose representa um verdadeiro obstáculo biopsicossocial, influenciando diretamante na vida familiar, trabalho, ambiente social e/ou na vida sexual dos pacientes. O diagnóstico é unitemporal e específico, exigindo em determinadas ocasiões tratamento multidisciplinar. O estudo apresenta uma revisão literária abordando conceitos, etiologias, métodos de diagnóstico, prevenção, bem como possíveis tratamentos preconizados para halitose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Afonso Miranda Chaves, UFJF

Professora da disciplina Patologia Maxilo-facial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutora em Biopatologia Bucal pela UNESP.

Matheus Furtado de Carvalho, UFJF

Aluno de Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paula Afonso Rodrigues, UFJF

Aluna de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2009-04-11

Como Citar

1.
Chaves M das GAM, de Carvalho MF, Rodrigues PA. Halitose: um estigma social. hu rev [Internet]. 11º de abril de 2009 [citado 28º de novembro de 2022];34(4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/102

Edição

Seção

Artigos de Revisão da Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)