Distopia Bolsonarista
perspectivas educacionais anti-intelectuais e antidemocráticas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.40344Palavras-chave:
Brasil, Bolsonaro, Negacionismo.Resumo
A presente pesquisa possui como objeto de estudo os negacionismos construídos e expelidos na educação brasileira analisados a partir das charges que abordaram os contextos e temas dessas teorias antidemocráticas e anti-intectuais. Para que fosse possível descrever a construção de uma realidade disruptiva com ares de distopia a partir dos conceitos e preceitos que deram suporte as perspectivas negacionistas e que sustentaram ideias e manipulações que quase levaram ao caos, condenado professores e tentando despolitizar escolas.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo, 1.ed., São Paulo: Companhia das letras, 2012. 827 p.
ARRUDA, Robson Lima de. O Negacionismo como artefato da Pós-Verdade: Bolsonaro, a Pandemia e a Educação. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), Boa Vista, ano III, vol. 5, n.15, 2021, p.81-93. Disponível em:< https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/259>. Acessado em: 16 fev. 2023.
ATWOOD, Margaret Eleanor. O Conto da Aia. Tradução: Ana Deiró, Rio de Janeiro: Rocco, 2017. 366 p.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução: Fernando Tomaz, Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1989. 306 p. Disponível em: < https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-O-poder-simb%C3%B3lico.pdf>. Acessado em: 18 fev. 2023.
BOLANÕ, César; ZANGHELINI, Fabrício. A desumanidade neoliberal não tem vacina: o vínculo entre Negacionismo e neoliberalismo no Governo Bolsonaro. Revista Marx e o Marxismo, v.10, n.29, jul./dez. 2022, p.170-178. Disponível em: < https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/492/381>. Acessado em: 16 fev. 2023.
CARA, Daniel. Contra a barbárie, o direito à educação. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2019. 223 p.
CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues et al. Educação e Cultura na luta por emancipação da humanidade: ataques e resistências no governo Bolsonaro. Revista de Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, Brasil, v.24, 2020, p.312-330. Disponível em:< https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/15148>. Acessado em: 19 fev. 2023.
FERNANDES, Carla Montuori et al. A Pós-Verdade em tempos de COVID-19: o Negacionismo no discurso do governo no Instagram. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.16, n.2, dez. 2020, p.1-18. Disponível em:< https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5317>. Acessado em: 16 fev. 2023.
FRANCO, Clarissa De; MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque. A teocratização, privatização e militarização no governo Bolsonaro: perspectivas anti-democráticas e contrárias à educação. Mandrágora, Universidade Metodista de São Paulo, v.26, n.1, 2020, p.203-224. Disponível em:< https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/article/view/10301>. Acessado em: 19 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 83.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 256 p.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Sociedade e educação no Governo Bolsonaro: anulação de direitos universais, desumanização e violência. Revista Desenvolvimento e Civilização, v.2, n.2, p.118-138, jul./dez. 2021. Disponível em:< https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdciv/article/viewFile/66270/41708>. Acessado em: 18 fev. 2023.
GONÇALVES, Ítalo Bruno Paiva. As contribuições da Charge para o ensino de História. Revista multidebates, v.3, n.1, Palmas-TO, mar. 2019, p.24-35. Disponível em:< https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/127>. Acessado em: 19 fev. 2023.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 104 p. Disponível em:< https://leiaarqueologia.files.wordpress.com/2018/02/kupdf-com_identidade-cultural-na-pos-modernidade-stuart-hallpdf.pdf>. Acessado em: 16 fev. 2023.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A “ideologia de gênero” existe, mas não é aquilo que você pensa que é. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2019. 223 p.
MATOS, Andityas Soares de Moura Costa. Utopias, Distopias e O jogo da Criação de Mundos. REV. UFMG, Belo Horizonte, v.24, n.1 e 2, jan./dez. 2017, p.40-59. Disponível em:< https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/24/03_Andityas_UtopiaDistopia_pags_40a59_Revista_UFMG_24.pdf>. Acessado em: 16 fev. 2023.
ORWELL, George. 1984. Tradução: Antônio Xerxenesky, Rio de Janeiro: Antofágica, 2021. 440 p.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro: Editora Jandaíra, 2021. 112p.
SILVA, Mauricio Roberto da Silva; PIRES, Giovani De Lorenzi; PEREIRA, Rogério Santos. Manifesto contra o neoliberalismo totalitário, a destruição da educação, do meio ambiente, da ciência, da cultura e do ministério do esporte no governo Bolsonaro. Motrivivência –Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, v.31, n.60, set./dez. 2019, p.01-18. Disponível em:< https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e69869>. Acessado em: 16 fev. 2023.
TALONE, Vittorio da Gamma. Distopias presentes, passadas e futuras: os monstros da sociedade. Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n.49, set./dez. 2018, p.368-380. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/80251>. Acessado em: 16 fev. 2023.
TORRES, Michelangelo. Um balanço crítico dos primeiros 18 meses da política educacional do governo Bolsonaro. In: FARIA, Fabiano Godinho; MARQUES, Mauro Luiz Barbosa (Org.). Giros à direita: análises e perspectivas sobre o campo líbero-conservador. Sobral –CE: Sertão Cult, 2020. 254 p. Disponível em:< https://deposita.ibict.br/handle/deposita/166>. Acessado em: 19 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisca Cibele da Silva Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.