Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

 Faces de Clio (e-ISSN: 2359-4489) é um periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, fundada em 2015. A revista tem periodicidade semestral e possui como eixo central publicar artigos, ensaios, projetos de pesquisa, resenhas, entrevistas e dossiês referentes ao campo da História. Desde então, tem trabalhado na divulgação dos resultados das pesquisas de doutores e estudantes de mestrado e doutorado, sendo avaliados artigos escritos em português, inglês e espanhol.

A revista tem como norte estabelecer um espaço de debate historiográfico que contemple a produção cientifica atual em sua diversidade teórico-metodológica e temática, com foco da área de História. Todavia, são bem-vindas, também, contribuições de alguma forma alinhadas como o conhecimento histórico, a exemplo da Sociologia, Antropologia, Educação e Ciência Política.

 

PERIODICIDADE – POLÍTICAS DE SEÇÃO

A Faces de Clio, periódico semestral, publica duas edições regulares anuais. Em geral, conforme o fluxo das contribuições submetidas e as aprovações destas, cada edição da revista é composta pelas seguintes seções:

 

Artigos de Dossiê: em todo número a revista publicará um dossiê temático. A temática desta seção será escolhida previamente pelo Conselho Editorial e divulgada nos editais de chamada com a antecedência máxima possível de seu número de publicação. Os textos desta seção passam pela avaliação dos organizadores do dossiê e de avaliadores externos.

Artigos livres: publica, sob forma de artigo, trabalhos resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica, concluídas totalmente ou com conclusões parciais. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros, publicados ou no prelo. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo.

Entrevistas: publica opiniões e/ou declarações de profissionais da área de História ou disciplinas afins que envolvam questões pertinentes ao debate historiográfico. Os textos nesta seção são avaliados pelo Conselho Editorial.

Resenhas: publica apreciações de livros nacionais e estrangeiros.  As obras resenhadas não podem ter mais de três anos de publicação, no caso de obras brasileiras, ou mais de cinco anos de publicação, no caso de obras estrangeiras. Os textos nesta seção são avaliados pelo Conselho Editorial.

Tradução: publica traduções de artigos ou capítulos de livros editados em língua estrangeira, desde que comprovada a autorização pelo proprietário dos direitos autorais do texto original. O aceite da publicação é dado pelo Conselho Editorial.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Revista Faces de Clio publica trabalhos de pesquisadores com a titulação mínima de mestrando.

Os trabalhos devem seguir rigorosamente as Normas de Publicação disponíveis nas Diretrizes para Autores. A Comissão Editorial realiza uma triagem inicial para garantir a adequação completa às Normas de Publicação.

Os originais submetidos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. Por isso, devem ser enviados sem qualquer identificação dos autores.  As propostas de Artigos para os dossiês e seção livre, Resenhas, Entrevistas e Traduções serão enviadas para dois (2) pareceristas, havendo divergências entre os pareceres, um terceiro avaliador será consultado.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E ABERTO

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

VERIFICAÇÃO ANTIPLÁGIO

Esta revista utiliza a ferramenta iThenticate para verificação de similaridade entre textos.