ATIVIDADES DE LEITURA PARA AULAS DE INGLÊS COM O LIVRO ILUSTRADO THE TRUE STORY OF THE THREE LITTLE PIGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49349

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar propostas de atividades de leitura para aulas de língua inglesa com base no livro ilustrado The true story of the three little pigs, escrito por Jon Scieszka, ilustrado por Lane Smith. Para isso, compartilhamos uma possibilidade de interpretação dessa narrativa visual, pertencente à esfera artístico-literária que é uma releitura humorística do famoso clássico da literatura infantil “Os três porquinhos”. Nessa releitura, o Lobo explica outra versão dos acontecimentos. Utiliza-se de recursos argumentativos e linguísticos a seu favor para legitimar seus argumentos, na tentativa de convencer os leitores de sua inocência, de que ele apenas foi mal compreendido em suas ações. Nessa versão, o personagem deixa de ser vilão e torna-se vítima de armação. Utilizamos como principal aporte teórico-metodológico a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu círculo. Nesse viés, é possível explicar os elementos que constituem a narrativa, isto é, o verbal e o visual articulados numa expressão material estruturada. O trabalho é de natureza descritivo-interpretativo, segue abordagem qualitativa e está alinhado à perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada. As propostas de atividades apresentadas poderão contribuir para estudantes realizarem a leitura completa do livro ilustrado e terem contato com os conteúdos curriculares sugeridos para aulas de inglês, no contexto da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Chaves de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialização em Leitura e Produção Escrita, Mestrado e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura, pela UFT. É professora adjunta da UFT, Campus de Porto Nacional. Atua no campo da Linguística Aplicada, tendo interesse pelos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa, Gêneros do discurso, Formação de professores, Estudos do Letramento, Avaliação/elaboração de materiais didáticos, Ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros.

Thatiellen Almeida Ribeiro, UNB

Possui Licenciatura em Letras (Língua Inglesa), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, trabalha como professora e assistente pedagógica de coordenação nos projetos de impacto social: Access E2C e E2C+. Atua no campo da Linguística Aplicada e Psicolinguística, com ênfase no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

Melo , L. C. de, & Ribeiro, T. A. . (2025). ATIVIDADES DE LEITURA PARA AULAS DE INGLÊS COM O LIVRO ILUSTRADO THE TRUE STORY OF THE THREE LITTLE PIGS. Educação Em Foco, 30(1), e30051. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49349

Edição

Seção

Artigos