ATIVIDADES DE LEITURA PARA AULAS DE INGLÊS COM O LIVRO ILUSTRADO THE TRUE STORY OF THE THREE LITTLE PIGS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49349Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar propostas de atividades de leitura para aulas de língua inglesa com base no livro ilustrado The true story of the three little pigs, escrito por Jon Scieszka, ilustrado por Lane Smith. Para isso, compartilhamos uma possibilidade de interpretação dessa narrativa visual, pertencente à esfera artístico-literária que é uma releitura humorística do famoso clássico da literatura infantil “Os três porquinhos”. Nessa releitura, o Lobo explica outra versão dos acontecimentos. Utiliza-se de recursos argumentativos e linguísticos a seu favor para legitimar seus argumentos, na tentativa de convencer os leitores de sua inocência, de que ele apenas foi mal compreendido em suas ações. Nessa versão, o personagem deixa de ser vilão e torna-se vítima de armação. Utilizamos como principal aporte teórico-metodológico a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu círculo. Nesse viés, é possível explicar os elementos que constituem a narrativa, isto é, o verbal e o visual articulados numa expressão material estruturada. O trabalho é de natureza descritivo-interpretativo, segue abordagem qualitativa e está alinhado à perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada. As propostas de atividades apresentadas poderão contribuir para estudantes realizarem a leitura completa do livro ilustrado e terem contato com os conteúdos curriculares sugeridos para aulas de inglês, no contexto da educação básica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














