COMO É BOM ME CONECTAR COM MINHA CRIANÇA INTERIOR
O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46953Resumo
Essa escrita tem como objetivo analisar o sensibilizar da Psicomotricidade Relacional no resgate do adulto que brinca, na formação docente dos acadêmicos participantes das vivências. Para tanto, a partir dos memoriais descritivos de participantes da disciplina de Psicomotricidade Relacional (PR), oferecida como optativa nos currículos dos cursos de Educação Física e Pedagogia de uma universidade do extremo sul brasileiro, adotou-se a metodologia da análise de conteúdo, sendo que emergiram duas categorias: resgate das lembranças brincantes; e inovação no currículo. Como resultados, a pesquisa indica que as lembranças brincantes dos/as estudantes ocorreu devido à estrutura e proposição da PR, proporcionando aos futuros professores vislumbrarem práticas que enalteçam o brincar e brincadeiras lúdicas. Quanto à outra categoria, buscou-se delinear a essencialidade de uma inovação no currículo a partir de disciplinas optativas como essa, que fez os/as estudantes ressignificarem sua prática, dando lugar ao corpo, à expressão e à criação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














