COMO É BOM ME CONECTAR COM MINHA CRIANÇA INTERIOR

O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46953

Resumo

Essa escrita tem como objetivo analisar o sensibilizar da Psicomotricidade Relacional no resgate do adulto que brinca, na formação docente dos acadêmicos participantes das vivências. Para tanto, a partir dos memoriais descritivos de participantes da disciplina de Psicomotricidade Relacional (PR), oferecida como optativa nos currículos dos cursos de Educação Física e Pedagogia de uma universidade do extremo sul brasileiro, adotou-se a metodologia da análise de conteúdo, sendo que emergiram duas categorias: resgate das lembranças brincantes; e inovação no currículo. Como resultados, a pesquisa indica que as lembranças brincantes dos/as estudantes ocorreu devido à estrutura e proposição da PR, proporcionando aos futuros professores vislumbrarem práticas que enalteçam o brincar e brincadeiras lúdicas. Quanto à outra categoria, buscou-se delinear a essencialidade de uma inovação no currículo a partir de disciplinas optativas como essa, que fez os/as estudantes ressignificarem sua prática, dando lugar ao corpo, à expressão e à criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Barbosa Meneses , FURG

Professora da rede Municipal de Rio Grande, RS, Bolsista CAPES, Mestranda pelo programa de pós-graduação PPGEDU, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Integrante dos grupos de estudos e pesquisa ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade e ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade, E-mail tuanybs23@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3301-2175 e URL http://lattes.cnpq.br/9591322527825554 

Lindsey Machado de Oliveira, FURG

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Integrante dos grupos de estudos e pesquisa ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade e ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade, CV http://lattes.cnpq.br/5668629724711509 E-mail: lindseyoliveira1051@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4191-0871

Ângela Adriane Schimidt Bersch, FURG

Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental PPGEA/FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGEDU/FURG. Coordenadora dos grupos de pesquisa ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade; ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade. E-mail: angelabersch@gmail.com ORCID:   https://orcid.org/0000-0002-1263-9309 CV  http://lattes.cnpq.br/1040122753901573

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Meneses, T. B. M., Oliveira, L. M. de, & Bersch, Ângela A. S. B. (2025). COMO É BOM ME CONECTAR COM MINHA CRIANÇA INTERIOR: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Em Foco, 30(1), e30044. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46953

Edição

Seção

Artigos