TRAJETÓRIAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

UM OLHAR PARA O SER E O TORNAR-SE PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46573

Resumo

Este texto tem por objetivo investigar as trajetórias de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando as motivações, influências e concepções que constituem seus modos de ser e tornar-se docentes. O estudo, de abordagem qualitativa, evidencia parte dos resultados de uma pesquisa-formação realizada de maneira virtual, via plataforma Google Meet, com professoras do AEE atuantes na Rede Municipal de Ensino de Caucaia, Ceará. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultados, conclui-se que diversas são as situações, vivências e motivações presentes nas trajetórias de professores do AEE, traduzidas na escolha pela profissão, na influência da formação docente e nas concepções e sentimentos produzidos com relação à atuação profissional. Para além de todos esses aspectos, a visão missionária, assistencialista e pouco crítica sobre o AEE ainda é premente no imaginário dos professores do serviço, devendo ser superada em prol de uma postura mais profissional, consciente e emancipada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Falcão Solon, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Técnico pedagógico do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores na Persepctiva da Psicologia Histórico-Cultural (FORPInclusão/UECE).

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará no curso de Pedagogia do Centro de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Inclusão na Persepctiva da Psicologia Histórico-Cultural (FORPInclusão/UECE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Membro suplente do comitê científico da ANPED no GT 20- Psicologia da Educação (2021-2023). Membro titular do comitê científico da ANPED no GT 20- Psicologia da Educação (2023-2025).

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Solon, T. F., & Falcão, G. M. B. (2025). TRAJETÓRIAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR PARA O SER E O TORNAR-SE PROFESSOR. Educação Em Foco, 30(1), e30013. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46573

Edição

Seção

Artigos