OS SABERES DOCENTES NO DIÁLOGO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO CTS E NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46035Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo compreender os saberes docentes, a partir da fala de professores de Ciências sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade e o Novo Ensino Médio, por meio do problema de pesquisa: O que é isso que se mostra, sobre saberes docentes, no diálogo com professores de Ciências, ao narrarem sobre sua prática, considerando a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade e o Novo Ensino Médio? A abordagem metodológica é qualitativa, e constituiu-se mediante análise de uma entrevista semiestruturada, realizada com dois professores participantes de um processo de formação sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade e Novo Ensino Médio. Os procedimentos analíticos seguiram os fundamentos da Análise Textual Discursiva, a partir da qual emergiram duas categorias: I) Os saberes docentes e as mudanças possíveis no ensino de Ciências por intermédio da investigação-formação-ação; e, II) Relação entre Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade e Novo Ensino Médio: um ofício com base nos saberes docentes. Os resultados evidenciaram relações possíveis entre biologia e temas da saúde, autonomia dos professores para o planejamento de suas aulas no itinerário formativo do Novo Ensino Médio, articulação entre os saberes docentes e a transformação da prática pedagógica a partir da investigação-formação-ação, e possibilidade de consolidação dos valores humanos e morais em favor da dignidade humana, por intermédio da Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências, no Novo Ensino Médio.
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