OS SABERES DOCENTES NO DIÁLOGO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO CTS E NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46035

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender os saberes docentes, a partir da fala de professores de Ciências sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade e o Novo Ensino Médio, por meio do problema de pesquisa: O que é isso que se mostra, sobre saberes docentes, no diálogo com professores de Ciências, ao narrarem sobre sua prática, considerando a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade e o Novo Ensino Médio? A abordagem metodológica é qualitativa, e constituiu-se mediante análise de uma entrevista semiestruturada, realizada com dois professores participantes de um processo de formação sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade e Novo Ensino Médio. Os procedimentos analíticos seguiram os fundamentos da Análise Textual Discursiva, a partir da qual emergiram duas categorias: I) Os saberes docentes e as mudanças possíveis no ensino de Ciências por intermédio da investigação-formação-ação; e, II) Relação entre Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade e Novo Ensino Médio: um ofício com base nos saberes docentes. Os resultados evidenciaram relações possíveis entre biologia e temas da saúde, autonomia dos professores para o planejamento de suas aulas no itinerário formativo do Novo Ensino Médio, articulação entre os saberes docentes e a transformação da prática pedagógica a partir da investigação-formação-ação, e possibilidade de consolidação dos valores humanos e morais em favor da dignidade humana, por intermédio da Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências, no Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) Campus Erechim/RS. Doutora e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os interesses de estudo e pesquisa se concentram no Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade; Formação de Professores; Mulheres na Ciência; Educação do Campo.

Vanda Thomas Preussler, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus de Cerro Largo. Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Campus Santo Ângelo/RS (2007). Especialista, Latu Sensu em Orientação Educacional - UFFS (2014). Participa atualmente dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências (GPCIEM - UFFS) e do Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET-UFFS). Professora do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

München, S., & Preussler, V. T. (2025). OS SABERES DOCENTES NO DIÁLOGO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO CTS E NOVO ENSINO MÉDIO. Educação Em Foco, 30(1), e30010. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46035

Edição

Seção

Artigos