FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44625Resumo
Os estudos sobre a formação pedagógica de professores para atuarem no magistério superior têm sido tema de interesse na área educacional. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar as ações formativas que são desenvolvidas pelos pós-graduandos no decorrer do estágio de docência na perspectiva de coordenadores e integrantes de comissões coordenadoras de programas de pós-graduação stricto sensu vinculados à área de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Através de uma pesquisa qualitativa, em que foi empregada a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, foi possível identificar a ausência de relatórios, formulários e avaliação, que denota a não sistematização das atividades e ações realizadas pelo estudante no decorrer do estágio de docência nos programas de pós-graduação em questão. Conclui-se que a não regulamentação do estágio de docência entre programas poderá comprometer a intensidade e oportunidade de vivências no processo de formação pedagógica do futuro docente que irá atuar no magistério superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.