FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44625

Resumo

Os estudos sobre a formação pedagógica de professores para atuarem no magistério superior têm sido tema de interesse na área educacional. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar as ações formativas que são desenvolvidas pelos pós-graduandos no decorrer do estágio de docência na perspectiva de coordenadores e integrantes de comissões coordenadoras de programas de pós-graduação stricto sensu vinculados à área de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Através de uma pesquisa qualitativa, em que foi empregada a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, foi possível identificar a ausência de relatórios, formulários e avaliação, que denota a não sistematização das atividades e ações realizadas pelo estudante no decorrer do estágio de docência nos programas de pós-graduação em questão. Conclui-se que a não regulamentação do estágio de docência entre programas poderá comprometer a intensidade e oportunidade de vivências no processo de formação pedagógica do futuro docente que irá atuar no magistério superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antonio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-American University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Clarisse Silva Caetano, UFV

Mestre em Educação na Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Educação Física- Licenciatura, na Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2017 a 2018). Bolsista no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Membro do Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (LEOS). Temas de interesse: Formação docente, Esporte e questões Socioculturais, Estudos Olímpicos.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Paixao, J. A., & Caetano, C. S. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA . Educação Em Foco, 29(1), e29041. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44625

Edição

Seção

Artigos