A ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44040

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar a construção argumentativa na produção textual escrita de alunos do ensino médio de uma escola pública no contexto de uma intervenção pedagógica, centrando-nos no exame de teses, técnicas argumentativas e argumentos utilizados. Além disso, objetivamos dimensionar o potencial das intervenções realizadas pelo docente na ampliação da capacidade de argumentar e de se posicionar dos alunos diante de temas sociais relevantes. O artigo fundamenta-se em trabalhos sobre argumentação no discurso (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2014), produção textual, texto dissertativo-argumentativo e ensino (Antunes, 2009; Koch, Elias, 2017; Santos-Marques, 2020; dentre outros), avaliação, reescrita de textos e mediação docente (Suassuna, 2011; Silva; Suassuna, 2017). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa. Os textos que compõem o corpus de análise foram coletados por meio de uma pesquisa de campo, de viés interventivo, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Os resultados da investigação apontam que, mediante o trabalho de intervenção proposto, os produtores conseguiram construir textos dissertativo-argumentativos em que expressam uma tese e fazem uso de técnicas e argumentos consistentes e adequados para sustentar a argumentação defendida. Os resultados apontam ainda que, na versão final, como reflexo do trabalho de mediação do professor, houve um aprimoramento da construção argumentativa dos textos produzidos e da capacidade de se posicionar dos alunos, considerando-se a reelaboração e o refinamento das teses, bem como a alteração e adequação dos argumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Mateus da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Ceará  (SEDUC/CE)

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), no polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professor da Rede Estadual da Secretaria de Estado da Educação do Ceará  (SEDUC/CE).

José Jilsemar da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) e mestre em Ensino pelo rograma de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Maria Leidiana Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora Adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Literatura e Linguagem (GELIN).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL).

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Silva, E. M. da ., Silva, J. J. da ., Alves, M. L., & Bessa, J. C. R. (2024). A ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44040

Edição

Seção

Artigos