INTERDISCIPLINARY ACTIONS MEDIATED BY TECHNOLOGY FOR CHILDREN WITH AUTISM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40689

Abstract

This article presents a bibliographic study, which aims at proposing a retrospect about the historic and main concepts related to the Autism Spectrum Disorder (ASD), interdisciplinary, digital literacy as well as creative learning, pointing to the issues that embrace the development of literacy of children with ASD. Concerning the interdisciplinary, the article was directed to the contributions of practical actions, in order to value the knowledge of all people involved in the process for the benefit of citizenship formation and students’ autonomy as well as for the teaching qualification in an inclusive proposition. About digital literacy thematic, contributions of dynamic practical activities are presented directed to ludicity. Finally, the concepts of creative learning are approached through propositions elaborated through the spiral learning. After the research accomplishment, the concepts have been deepened and the benefits of proposing interdisciplinary actions mediated by technology have been established, which favor and impulse the literacy process of children with ASD, since these actions have helped to build a more inclusive school and society, as well as improving the quality of life and autonomy of these students, who have shown an atypical development, contributing for the reflection of the intertwining of all the themes involved in the conducted studies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tatiana de Souza Mello, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale/RS, especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extenção, Graduação e Pós-Graduação (CENSUPEG-RS) e Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e docência nas disciplinas de formação pedagógica do Nível Médio com ênfase em Psicopedagogia pela Universidade Feevale/RS. Professora e neuropsicopedagoga no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS e participante da equipe de formação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem interesse na área de educação inclusiva, aprendizagem criativa, avaliação educacional e neurociências. E-mail: tatiana_smello@hotmail.com

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Débora Nice Ferrari Barbosa é Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. Coordena projetos de pesquisa em sua área de atuação, especialmente em parceria com a AMOCRIANÇA - Associação de Assistência ao Menor em Oncopediatria de Novo Hamburgo-RS. Possui projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por órgãos de fomento. Participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em empresas da região. Orientadora e co-orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Desde 2014 vem atuando em projetos de extensão onde as pesquisas estão inseridas, seja no suporte metodológico, seja na aplicação/coleta de dados, junto à escolas de educação básica da região do Vale dos Sinos/RS (Programa Ciências e Tecnologias na Educação Básica). Desenvolve atividades em projetos de formação de professores junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal da Prefeitura de São Leopoldo/RS. Em 2018, foi membro da comissão julgadora do Prêmio Jovem Cientista - Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional Ensino Médio - MCTI/CNPq/Fundação Roberto Marinho. Atua como revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Participa do comitê de programa de eventos nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e menção honrosa por suas pesquisas. Possui articulações internacionais para pesquisa com Itália e Estados Unidos. https://orcid.org/0000-0001-8107-8675. https://www.researchgate.net/profile/Debora_Barbosa4; Web of Science ResearcherID:G-5861-2013

Published

2023-10-01

How to Cite

de Souza Mello, T., & Ferrari Barbosa, D. N. (2023). INTERDISCIPLINARY ACTIONS MEDIATED BY TECHNOLOGY FOR CHILDREN WITH AUTISM . Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40689