AÇÕES INTERDISCIPLINARES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM TEA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40689Resumen
Este artigo apresenta um estudo bibliográfico, tendo como objetivo propor um retrospecto sobre o histórico e os principais conceitos relativos ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), à Interdisciplinaridade, à Literacia Digital e à Aprendizagem Criativa, apontando as questões que abarcam o desenvolvimento da alfabetização de crianças com TEA. Sobre a Interdisciplinaridade direcionou-se para as contribuições de práticas e ações, valorizando os saberes de todas as pessoas envolvidas no processo em prol da formação da cidadania e autonomia dos estudantes bem como, para a qualificação do ensino em uma proposta inclusiva. Na temática da Literacia Digital, são apresentadas as contribuições de práticas dinâmicas com direcionamento para a ludicidade. Por fim, são abordados os conceitos da Aprendizagem Criativa através de propostas elaboradas a partir da espiral da aprendizagem. Diante da pesquisa realizada, aprofundaram-se os conceitos e constataram-se os benefícios de propor ações interdisciplinares mediadas pela tecnologia, favorecendo e impulsionando os processos de alfabetização das crianças com TEA, pois essas ações agregam na construção de uma escola e sociedade mais inclusiva, assim como na qualidade de vida e autonomia dos estudantes que apresentam desenvolvimento atípico, contribuindo para a reflexão dos entrelaçamentos dos temas envolvidos no estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.